Reinaldo Azevedo, Cecilia Olliveira e Carol Pires debatem ao vivo futuro da democracia

· Newsletter,Ed 92

Destaque

Diálogos Democráticos Hoje (28/05), às 20h, será realizada virtualmente a 3ª edição dos "Diálogos Democráticos 2020", que contará com representantes da imprensa debatendo o futuro da democracia. Participam da conversa Cecília Olliveira, do The Intercept Brasil, Reinaldo Azevedo, da Rádio BandNews FM e Folha de S.Paulo, e Carol Pires, do The New York Times e Época. Inscreva-se no canal do Pacto no Youtube e assista ao vivo.

Conteúdos #pelademocracia

Diário de Ataques Os últimos dias têm sido marcados por novos ataques do governo federal e apoiadores contra profissionais da imprensa. Jornalistas tiveram dados pessoais expostos, além de diferentes veículos terem deixado de cobrir a porta do Palácio do Planalto por falta de segurança. A plataforma Diário de Ataques, desenvolvida pelo Pacto, tem mapeado todos esses episódios. Confira!

Autoritarismo nas redes O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes defendeu que a liberdade de expressão seja exercida com responsabilidade e que discursos de ódio devam ser punidos. O ministro é relator do inquérito do STF que tem como alvo deputados e ativistas apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, acusados de espalhar notícias falsas e atacar instituições.
Investigação Reportagem apresenta quem são os alvos do inquérito das fake news nas redes, os ataques antidemocráticos e as informações falsas espalhadas pelos investigados.
Unidade democrática Em artigo, o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) defende a unidade de um amplo espectro político democrata para combater o projeto autoritário representado pelo presidente Jair Bolsonaro.
Reação Levantamento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que a liberação do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril gerou 5 milhões de postagens no Twitter, monopolizando o debate político na plataforma.

Novidades da rede do Pacto

Debate A 2ª edição dos Diálogos Democráticos 2020 teve a presença de Orlando Silva (PCdoB/SP), Tabata Amaral (PDT/SP), Marcelo Calero (CIDADANIA/RJ), Lídice da Mata (PSB/BA) e Fabio Ostermann (NOVO/RS), que estiveram representando o poder legislativo no debate virtual que abordou os caminhos da democracia brasileira. Para assistir na íntegra, basta acessar o canal do Pacto no Youtube.

Programa Iniciativa do BrCidades, o programa semanal "Meia Hora com o BrCidades" contará com a apresentação de Paolo Colosso (SP) e Tainá de Paula (RJ), âncoras do programa, e produção de Carina Serra (SP) e Pedro Rossi (PB), debatendo a construção de um projeto para as cidades do Brasil.  Assista a pré-estreia.

Ferramenta Lançado nesta semana pelo LAUT - Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo, a Agenda de Emergência busca catalogar atos e comportamentos de autoridades estatais que podem trazer risco à liberdade e à democracia no Brasil.