Parlamentares de diferentes partidos e estados participam de debate virtual sobre futuro da democracia​

· Newsletter,Ed 91

Destaque

Diálogos Democráticos Amanhã (22/05), às 11h, será realizada virtualmente a 2ª edição dos "Diálogos Democráticos 2020". Representantes do poder legislativo de diversos partidos e estados responderão, entre outras questões: "Democracia: O que fazer agora?". Inscreva-se no canal do Pacto no Youtube.

Conteúdos #pelademocracia

Manifesto Documento assinado por seis ex-ministros da defesa do Brasil cobra respeito à Constituição e condenam com veemência os apelos por "intervenção militar" ocorridos em atos que contaram com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Afastamento Outro manifesto, assinado por ex-ministros de Estado que integram também a Comissão Arns, afirma que o Presidente da República perdeu as condições de governar e pede seu afastamento.

Respostas institucionais Em entrevista, o cientista político Sérgio Abranches critica as respostas das instituições aos riscos à democracia oferecidos pelos governo de Jair Bolsonaro e defende o impeachment do presidente para barrar o que chama de "ruptura indesejável para a democracia brasileira".

Autoritarismo Artigo assinado pelo senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) destaca a escalada autoritária representada pelo presidente Jair Bolsonaro, através de ataques à democracia e à liberdade de imprensa, além de apresentar iniciativas de reação lideradas por partidos de oposição.

Defesa da democracia A cientista política e diretor-executiva do Instituto Igarapé, Ilona Szabó, apresenta em artigo o que tem levado a saúde da democracia brasileira a um estado "terminal".

Desinformação Os doutores em direito pela USP e diretores do InternetLab, Francisco Brito Cruz e Mariana Valente, analisam os desafios e eventuais riscos dos projetos de lei que buscam combater a desinformação alterando a estrutura de regulação da liberdade de expressão na internet no Brasil.

Mulheres na política Reportagem analisa como decisão tomada pelo do Tribunal Superior Eleitoral poderá aumentar a representação feminina nos espaços de direção dos partidos políticos.

Novidades da rede do Pacto

Sociedade civil A 1ª edição dos Diálogos Democráticos 2020 contou com Douglas Belchior (Uneafro / Coalizão Negra por Direitos), Ilona Szabó (Instituto Igarapé), Marcos Nobre (Cebrap), Nicole Verillo (Transparência Internacional) e Maria Sylvia (Geledés) representando a sociedade civil em um debate sobre o futuro da democracia. Assista na íntegra acessando o canal do Pacto pela Democracia no Youtube.

Pesquisa Coordenada pelo CONJUVE (Conselho Nacional da Juventude), em parceria com Em Movimento, Visão Mundial, Fundação Roberto Marinho, Mapa Educação, Porvir, Rede Conhecimento Social e UNESCO, a pesquisa "Juventudes e a Pandemia do Coronavírus" tem por objetivo ouvir como jovens de diferentes realidades sociais veem as consequências da pandemia em suas vidas. O questionário está disponível online.

Curso Oferecido em formato virtual pelo ITS Rio o curso Proteção de Dados e Campanhas Eleitorais pretende analisar o ambiente de eleições e campanhas eleitorais à luz do compliance de proteção de dados e das novas tecnologias. Inscrições até o dia 01 de junho.