• background image
  • PROGRAMAS ESTRATÉGICOS

    Diante de um contexto em que sistema e cultura democráticos estão fragilizados e em descrédito na sociedade brasileira, o Pacto pela Democracia tem o propósito de articular a atuação da sociedade civil organizada em rede para defender e revigorar permanentemente a construção democrática no Brasil e contribuir para uma sociedade em que a convicência, as liberdades e os direitos democráticos sejam garantidos pelas instituições, por todas as pessoas e para todas as pessoas.

    Para isso, dividimos nossa atuação em quatro programas estratégicos:

    FORTALECIMENTO DAS INSTITUIÇÕES

    Busca consolidar e aprimorar as instituições democráticas, promover uma participação forte da sociedade civil nos Poderes da República e elevar a qualidade do sistema político, tudo com um foco na preservação do Estado Democrático de Direito. Buscamos, por meio da produção e disseminação de conhecimento, envolvimento ativo em ações que estabelecem espaços permanentes de participação social na Justiça Eleitoral e nos processos legislativos.

    APRIMORAMENTO DO AMBIENTE DEMOCRÁTICO

    Promover a cultura democrática e monitorar constantemente a qualidade da democracia no Brasil. Isso se dá por meio de campanhas destinadas a fortalecer a confiança no sistema eleitoral, a formulação de uma agenda positiva para elevar a qualidade do debate público nas eleições (combatendo desinformação, discurso de ódio e violência política) e a implementação de ações que incentivam a promoção da convivência democrática.

    FORTALECIMENTO INSTUCIONAL DO PACTO

    Visa a criação de narrativas institucionais, a institucionalização do Pacto pela Democracia, a consolidação da gestão e sustentabilidade financeira, além do foco na projeção institucional. Nossas estratégias abrangem a coordenação e comunicação efetiva da rede, a articulação com diversos atores da sociedade, a produção e difusão de conhecimento, a incidência política e o advocacy.

    FORTALECIMENTO DA REDE DO PACTO

    Aprimorar e fomentar a atuação colaborativa da rede do Pacto pela Democracia. Com um olhar voltado para a produção e disseminação de conhecimento, buscamos ampliar a diversidade racial e ideológica da Rede, aperfeiçoar os espaços e as dinâmicas de diálogo - como plenárias e encontros - criar e consolidar fluxos e metodologias eficazes de articulação, além de expandir o alcance e a efetividade dos canais de comunicação entre as organizações que compõem nossa coalizão.

  • AÇÕES

    Conheça as frentes de atuação da coalizão do Pacto

    CAMPANHAS

    Mobilizações coletivas de organizações da sociedade civil brasileira. Algumas aqui.

    EVENTOS

    Mostras, festivais e diálogos que ajudem a promover a cultura democrática no Brasil. Confira alguns deles aqui.

    NEWSLETTER

    Mais de 120 mil pessoas alcançadas semanalmente. Você pode assinar aqui.

    NOTAS PÚBLICAS

    Posicionamentos conjuntos da rede do Pacto sobre temas relevantes do atual contexto político. Veja aqui.

    PROJETOS ESPECIAIS

    Plataformas, editais e projetos que contribuam para construção democrática. Conheça aqui.

    MAPEAMENTOS

    Pesquisamos, identificamos e categorizamos iniciativas de defesa e qualificação da democracia brasileira. Veja aqui e aqui.

    RADAR SEMANAL

    Monitoramos e compartilhamos ações e projetos que representem riscos e oportunidades à democracia.

    OFICINAS

    Encontros de qualificação da incidência política das organizações da coalizão.