Manifesto do Pacto afirma que ameaça à democracia reside na Presidência da República

· Newsletter,Ed 93

Destaque

Manifesto Publicado pelo Pacto pela Democracia, o manifesto "Juntos pela democracia e pela vida" afirma a necessidade de se reconhecer que a ameaça fundamental à ordem democrática e ao bem-estar do país reside na própria Presidência da República.

Conteúdos #pelademocracia

Unidade democrática Reportagem  destaca o manifesto "Estamos juntos", que une políticos da direita e da esquerda, além de nomes da cultura, juristas e intelectuais em defesa da vida, da liberdade e da democracia. Nos últimos dias, diversas iniciativas em defesa da Constituição e da democracia ganharam o debate público.

Democracia e igualdade racial Em entrevista, o doutor em filosofia e professor visitante da Universidade Duke (EUA), Silvio Almeida, analisa a onda de protestos contra violência policial e racismo nos Estados Unidos, a relação desses atos com manifestações brasileiras e a importância da questão racial para a democracia no Brasil.

Destituição Artigo de Theo Dias, advogado criminal e presidente do Conselho da Conectas Direitos Humanos, e Juana Kweitel, diretora-executiva da Conectas Direitos Humanos, afirma que o presidente Jair Bolsonaro perdeu as condições de governar e defende a sua destituição.

Frente ampla Artigo do professor de filosofia e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, aborda a importância de se superar rancores e diferenças políticas para construir a unidade contra o autoritarismo no Brasil. No Congresso, diálogo supra-partidário começa a unir parlamentares para barrar movimentações do presidente Jair Bolsonaro que ameaçam a democracia.

Crise institucional Podcast discute a relação conflituosa entre a Presidência da República e o Supremo Tribunal Federal. A crise e os ataques do governo ao STF também são o foco de reportagem do El País, que traz a análise de dez juristas diferentes, e de artigo publicado por Felipe Recondo, Diretor de Conteúdo e sócio-fundador do portal JOTA.

Transparência Ensaio publicado pela mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/IBICT-UFRJ, Lívia Machado, pela mestre em Administração Pública e governo pela Eaesp-FGV, Marília Ortiz, e pela mestre em integração da América Latina pelo Prolam-USP e co-fundadora do Instituto de Governo Aberto, Laila Bellix, destaca os oito anos da LAI (Lei de Acesso a Informação) no Brasil e a importância da transparência no combate à pandemia de COVID-19.

Sociedade civil A mestre em direito pela USP Mariana Chiesa Gouveia Nascimento aborda a importância do trabalho realizado por organizações da sociedade civil no combate aos efeitos da pandemia do novo coronavírus e no desenvolvimento do país. 

Novidades da rede do Pacto

Live Hoje (3/06), a Conectas Direitos Humanos realiza em sua página no Instagram um bate-papo sobre violência policial contra negros no Brasil e nos EUA, com a participação de Thiago Amparo (advogado e professor da FGV Direito SP) e Gabriel Sampaio (Coordenador do Programa de Enfrentamento à Violência Institucional da Conectas).

Simpósio Acontece até o dia 10 o II Simpósio Direitas Brasileiras - “Bolsonaro no poder”, organizado pelo Cemarx, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, e com apoio do Cebrap. O evento virtual tem por objetivo reunir pesquisadores que contribuam para a compreensão da chegada ao poder de Jair Bolsonaro e dos rumos de seu governo.

Cartilha No dia 08 o Ocupa Política realiza o lançamento da cartilha Ocupe a Política e o debate “Pandemia, crise política e eleições municipais: o que fazer?”. A cartilha é um guia prático e ativista para construir uma campanha eleitoral, feita para quem se propõe a renovar a política brasileira. A live-debate terá a pedagoga e ex-ministra Nilma Lino, o filósofo e cientista social Marcos Nobre, a antropóloga Rosana Pinheiro-Machado, o advogado e professor Thiago Amparo e mediação da  deputada federal Áurea Carolina.

Chamada Até o dia 21 a ONU Mulheres está com chamada pública aberta para projetos de organizações de defensoras dos direitos humanos em resposta à pandemia Covid-19. As iniciativas devem ser lideradas por mulheres e voltadas à promoção dos direitos das mulheres com conhecimento especializado e experiência no trabalho com mulheres defensoras de direitos humanos. 

Guia Lançado em abril pelo Politize!, o movimento "Coronavírus: o hoje e o amanhã" é voltado para a construção de propostas para o mundo pós-coronavírus nas mais diversas áreas por ele afetadas (economia, educação, saúde, mercado de trabalho, etc.) por meio de conversas online e em grupos  orientadas por um guia, com dicas e perguntas norteadoras.