Queremos Debate! Campanha pressiona pela realização de debates na TV

· Newsletter,Ed 112

Destaque

Queremos Debate Na última semana, cinco emissoras de televisão decidiram cancelar a realização dos debates eleitorais. Entendemos que a TV é necessária para dar amplitude à disputa de ideias e para a população participar ativamente da discussão que determina o futuro das suas cidades. Por isso, o Pacto pela Democracia está lançando a campanha "Queremos Debate!", apostando que a mobilização da sociedade possa reverter essa decisão. Acesse e participe!

Conteúdos #pelademocracia

Corrupção Apesar da declaração do presidente Jair Bolsonaro de que e que "acabou" com a Operação Lava Jato "porque em seu governo não tem mais corrupção", relatórios publicados pela Transparência Internacional Brasil apontam um progressivo desmanche do arcabouço institucional de combate à corrupção no país.

Desinformação Reportagem aborda o que é a linguagem QAnon, seu uso para disseminar fake news e conspirações em diversos países e também nas eleições municipais brasileiras deste ano. Artigo analisa como é possível argumentar e estabelecer o diálogo com quem acredita nessas teorias conspiratórias.

Liberdade de expressão Depois de ser denunciada pela subprocuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por se manifestar contra o presidente da República Jair Bolsonaro, com a fala "Fora Bolsonaro" ao final de uma partida no dia 20 de setembro, a jogadora de vôlei Carol Solberg foi punida com uma advertência e não poderá se expressar politicamente na quadra de jogo.

Diário de Ataques O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (Meio Ambiente) está utilizando a Advocacia Geral da União para representá-lo em uma interpelação judicial contra Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima, que criticou a gestão de Salles em uma entrevista.

Personalidades negras O presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, excluiu a ex-ministra Marina Silva da lista de personalidades negras do órgão, além de atacar artistas e lideranças políticas. A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) também havia sido excluída da lista no site da fundação.

Violência de gênero Artigo publicado no Dia Internacional da Menina por representantes de diversas organizações, como Instituto Alana e Girl Up Brasil, apresenta diversos dados sobre violência sexual no Brasil e chama atenção para a urgência de se debater as questões de gênero a partir de uma lente etária.

Eleições nos EUA Após denúncia divulgada pelo jornal "The New York Times", o partido Republicano da Califórnia admitiu ter instalado mais de 50 urnas falsas de votação em cidades do estado. Segundo autoridades locais, a prática é ilegal e uma fraude eleitoral.

Governo aberto Ensaio publicado por Carolina Souto, assistente de advocacy do Instituto Sou da Paz, e Vanessa Menegueti, cofundadora do Instituto de Governo Aberto, destaca a importância da publicidade dos dados sobre o sistema prisional e também dos espaços de diálogo entre organizações, familiares e os governos.

Fraude eleitoral É falso o documento publicado por um site e que supostamente provaria que as eleições de 2018 foram fraudadas, impedindo o presidente Jair Bolsonaro de vencer no primeiro turno. Essa desinformação já havia sido propagada pelo presidente em março.

Eleições 2020

Crise dos partidos Em entrevista, o cientista político e professor da FGV Claudio Couto analisa as origens da representação política no Brasil, a crise dos partidos e os desafios para superá-la.

Candidaturas Com o fim das coligações partidárias nas eleições para vereadores, o número de candidaturas nas eleições de 2020 apresentou um grande crescimento. Houve também um grande aumento de postulantes que se apresentam como policiais e pastores(as). Confira o levantamento na íntegra.

Influenciadores digitais Artigo discute o alcance e a responsabilidade que youtubers e influenciadores digitais exercem sobre o debate público nas redes sociais durante as eleições.

Novidades da rede do Pacto

Cidades O TETO Brasil, em parceria com o Despolarize, realiza no dia 31 a 5ª edição do "Cidade Em Foco - As Cidades que queremos no pós pandemia”. Além de debates e reflexões sobre Direito à Cidade, será construída uma carta proposta para pressionar candidatos/as à prefeitura a darem prioridade às pautas que promovem a construção de uma cidade verdadeiramente justa e democrática.

Oportunidade A Open Knowledge Brasil busca uma pessoa para ser líder de Comunicação e de Redes. A vaga se destina preferencialmente a candidaturas de pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas. Inscrições até o dia 18.

Oportunidade 2 A Purpose Brasil busca um(a) Gerente de Campanhas. A seleção será feita observando critérios de ação afirmativa, com foco em equidade racial e de gênero.