Ataques e as principais novidades sobre a democracia

· Newsletter,Ed 113

Destaque

Diário de Ataques O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, admitiu que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) espionou representantes de organizações da sociedade civil brasileira que participaram da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP 25), realizada em dezembro na Espanha.

Conteúdos #pelademocracia

Liberdade de expressão Relatório da ARTIGO 19 aponta que o Brasil teve a maior queda no indicador de liberdade de expressão entre os 161 países analisados. Segundo a organização, a piora no índice "se acelerou com a chegada de Jair Bolsonaro ao poder no início de 2019".

Constituição Em vídeo, o professor de direito constitucional da USP e pesquisador do LAUT, Conrado Hübner Mendes, explica o que é a Constituição e para que ela serve.

Estado laico Reportagem destaca como a Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure), que tem entre seus fundadores a ministra Damares Alves, tem tido influência decisiva na Defensoria Pública, Ministério da Educação e Itamaraty.

Eleições na Bolívia Podcast analisa a recente eleição presidencial da Bolívia e entrevista o presidente eleito, Luis Arce, ex-ministro da Economia do governo de Evo Morales. Em reportagem, o cientista político boliviano Julio Ascarrunz, membro da ABCP (Associação Boliviana de Ciência Política), explica os impactos da vitória de Arce.

Plebiscito no Chile Artigo da PhD em Ciência Política pela Northwestern University, Isabel Castillo, e matéria do portal "Humanista" (UFRGS) analisam a importância do plebiscito que será realizado no Chile, que poderá alterar a constituição do país criada durante a ditadura de Augusto Pinochet.

Eleições 2020

Regras eleitorais O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu novas regras para as campanhas eleitorais na internet. Entre as proibições, está o disparo em massa de mensagens.

Entrevista Podcast conversou com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso, sobre desinformação, liberdade de expressão e as eleições municipais deste ano.

Guia O Internetlab e o Redes Cordiais lançaram um guia com ferramentas para que influenciadores digitais possam participar do processo eleitoral de forma democrática, responsável e ética.

Agenda Foi lançada pelo Instituto Sou da Paz a "Agenda São Paulo mais segura", que tem por objetivo subsidiar o debate eleitoral para a prefeitura de São Paulo na área de segurança pública.

Desenvolvimento sustentável Lançada na última segunda-feira (19) pelo GT Agenda 2030, a campanha Mudar o jogo – Agenda 2030 e as eleições municipais busca dialogar com as candidaturas para que conheçam e se comprometam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Novidades da rede do Pacto

Podcast Iniciativa da Conectas - Direitos Humanos em parceria com o jornal Folha de S.Paulo, o podcast Cara Pessoa é apresentado pela mestre em Direitos Humanos Fernanda Mena e traz histórias e abordagens sobre os desafios dos Direitos Humanos na prática. Ouça o episódio de estreia!

Podcast 2 O podcast "Você Pode Mudar o Mundo”, uma iniciativa do Instituto Igarapé, conversou e conheceu a história do Dr. Drauzio Varella.

Educação política O Politize! preparou uma série de vídeos explicando conceitos da política. O conteúdo mais recente aborda o populismo. Além disso, no dia 25/10 (Dia da Democracia no Brasil), a organização realiza o evento online e gratuito “Como a internet e os jovens podem apoiar a democracia?”.

Renda Básica Campanha apoiada por organizações como Rede Nossa São Paulo, Uneafro, Rede Brasileira de Renda Básica, É de Lei, Instituto Pólis e TETO Brasil está pressionando prefeitos e vereadores pela implementação de uma Renda Básica Emergencial na cidade de São Paulo.

Oportunidades O iCS - Instituto Clima e Sociedade busca um(a) Diretor(a) Programático(a) que será responsável pela Gestão do Departamento Programático e o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas está com uma vaga temporária de assessor(a) para formação de uma associação.