Eleições 2020, fim dos debates na TV e os partidos que mais ganharam filiados

· Newsletter,Ed 111

Destaque

Conversas eleitorais O  Pacto pela Democracia e o Despolarize uniram-se para criar o projeto Conversas Eleitorais: democracia além do debate, ação voltada para o fortalecimento do ambiente democrático por meio do diálogo plural nos mais diversos municípios do país. Serão selecionadas 80 pessoas para uma formação sobre diálogo em tempos de polarização. Depois das oficinas, os selecionados deverão organizar diálogos em suas cidades conectando pessoas de diferentes identidades políticas para conversar sobre os temas centrais das eleições 2020. Inscrições abertas até o dia 12!

Conteúdos #pelademocracia

Constituição No último dia 05, a nossa Constituição Federal completou 32 anos. Perguntamos para os nossos seguidores qual é, na visão deles, o principal direito garantido pela Constituição Cidadã de 1988. Responda para a gente também.

Autoritarismo A antropóloga Lilia Schwarcz, o professor de direito e pesquisador do LAUT Conrado Hübner Mendes e o jornalista Pedro Doria debatem o que há de democracia e autoritarismo no Brasil.

Direito à informação A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Anistia Internacional, ARTIGO 19, Instituto Vladimir Herzog e Repórteres sem Fronteiras, dentre outras organizações, denunciarão o governo de Jair Bolsonaro à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) por violações ao direito à informação durante a pandemia.

Debate público Os Reflexicons, iniciativa da Plataforma Democrática em parceria com Democracia en Red da Argentina, propõem uma estratégia de comunicação por meio de mensagens que mobilizem a reflexão autônoma e o diálogo, impedindo que as fake news intoxiquem o debate público e as relações pessoais.

Desinformação Em entrevista, o fundador e codiretor do Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E), CEO do AppCívico e coordenador digital do TSE destaca as estratégias adotadas para evitar desinformação na campanha eleitoral e garantir que eleitores reconheçam fake news.

Povos indígenas A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) foi anunciada como a vencedora do Prêmio Internacional Letelier-Moffitt de Direitos Humanos 2020, do Instituto de Estudos Políticos de Washington (EUA). O prêmio veio uma semana após indígenas e ONGs serem atacados no discurso do presidente Jair Bolsonaro na ONU.

STF A antecipação da saída do ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal, acelerou a nomeação de um novo ministro pelo presidente Jair Bolsonaro. Podcast ouviu especialistas do Direito sobre essa nova indicação para a Corte.

Eleições nos EUA Em editorial (em inglês) publicado no último dia 06, o jornal The New York Times declarou seu apoio ao candidato do Partido Democrata, Joe Biden, à presidência dos Estados Unidos. Para o veículo, Biden, que disputará contra o atual presidente Donald Trump, restauraria a confiança nas instituições democráticas e abraçaria o Estado de Direito.

Bancada da bala Em entrevista para a Ponte Jornalismo, o cientista político e pesquisador do Instituto de Pesquisa Avançada em Toulouse (França), Lucas Novaes, relaciona o aumento de homicídios com a eleição de policiais para ocuparem o cargo de vereador em municípios brasileiros.

Eleições 2020

Debates eleitorais Na última semana, três emissoras de TV anunciaram que não realizarão debates eleitorais no 1º turno e uma delas fará apenas se os partidos aceitem a realização somente com os quatro primeiros colocados nas pesquisas para o pleito municipal de 2020. Cientistas políticos analisam o impacto dos debates de televisão para as candidaturas e eleitores.

Filiações Levantamento da revista Piauí analisa quais são os partidos políticos que mais ganharam e os que mais perderam filiados, além do perfil dos membros de cada legenda.

Gênero na prefeitura Infográfico apresenta o partido e o gênero dos prefeitos e prefeitas eleitos nas capitais brasileiras desde 1985.

América Latina Nos próximos meses, a América Latina realizará dez eleições em seus países.  Entenda os desafios da realização do pleito em um contexto de crises políticas e sanitária.

Novidades da rede do Pacto

Segurança pública O Instituto Igarapé realiza hoje (08/10) um bate-papo virtual para candidatos e gestores sobre a publicação "Agenda Cidades Seguras", que presenta planos consistentes para enfrentar a violência em um cenário de pandemia e pós-pandemia.

Prefeitura A Casa Fluminense e a Fundação Cidadania Inteligente começam hoje os "Encontros GIRO com Prefeitáveis", que contarão com a participação de candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro e dezenas de organizações sociais.

Cidades O Pacto pelas Cidades Justas, que reúne mais de vinte entidades da sociedade civil, apresenta sua carta de princípios para candidatos(as) a prefeito(a) comprometidos(as) com o desenvolvimento integral de áreas em situação de vulnerabilidade dispostos a inovar por meio de ações de urbanismo social.

Comunicação de causas Iniciativa da Fundação Tide Setubal com apoio do Instituto Alana e Rede Narrativas, a publicação Comunicação de Causas – Reflexões e Provocações para Novas Narrativas se propõe a ajudar na construção do diálogo e de uma comunicação de causas mais qualificada.

Oportunidades A ponteAponte está crescendo e buscando profissionais para os cargos de Gerência, Coordenação de Projetos Jr e Estágio em Desenvolvimento de Projetos.