Presidente, Ministro da Justiça e PGR flertam com o autoritarismo

· Newsletter,Ed 102

Conteúdos #pelademocracia

Perseguição Um dos 579 alvos de dossiê sigiloso do Ministério da Justiça, o antropólogo e ex-secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares, denuncia que o monitoramento cumpre o objetivo do governo em ter uma polícia política, como na Ditadura Militar. O assunto também foi tema de podcast.

Autoritarismo Artigo do doutor em sociologia pela Universidade de Oxford, Celso Rocha de Barros analisa o papel do ministro da Justiça, André Mendonça, e do procurador-geral da República, Augusto Aras, nos ataque às instituições democráticas. Reportagem também aborda o alinhamento de Aras com o governo de Jair Bolsonaro.

Transparência Reportagem destaca o ranking produzido pela Transparência Internacional Brasil sobre transparência no combate à pandemia de coronavírus no Brasil, em que o Governo Federal está em penúltimo lugar.

Sociedade civil Em entrevista, a diretora-executiva da Conectas Direitos Humanos, Juana Kweitel, fala sobre a agenda de Direitos Humanos, o autoritarismo do governo Bolsonaro e suas tentativas de controlar a sociedade civil.

Fé e moralidade O brasilianista Timothy Power, diretor da Escola de Estudos Globais da Universidade de Oxford, analisou os resultados da pesquisa global do Pew Research, que apontam que a moral religiosa no Brasil é mais forte do que em países com a mesma renda.

Evangélicos na política Em entrevista, a pastora Eliad Dias aborda a influência dos Estados Unidos na expansão evangélica nas Américas e questiona a representação da Bancada Evangélica no parlamento brasileiro, alinhada ao bolsonarismo, entre os fiéis.

Auxílio emergencial Reportagem apresenta dados sobre o alcance do auxílio emergencial na população em meio à pandemia. Economistas, lideranças políticas e organizações da sociedade civil estão mobilizadas por um programa de renda básica permanente no Brasil.

Novidades da rede do Pacto

Mobilização Campanha da Coalizão Direitos na Rede alerta para problemas no chamado “PL das fake news", aprovado no Senado, e convoca mobilização para que os deputados corrijam o projeto.

Live Com objetivo de estimular a solidariedade nacional e internacional em atenção às consequências da disseminação da Covid-19 entre povos indígenas, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) promove no dia 9 de agosto a live “Maracá – Emergência Indígena”.

Ferramenta A Liane é uma ferramenta que está sendo desenvolvida pelo Instituto Update para gerir o trabalho de gestão e mobilização de comunidades. Para experimentar a versão BETA, basta responder à pesquisa nesse link.

Exposição A Coalizão Negra por Direitos e a ARTIGO 19 lançaram exposição virtual "20xArte: Contra o Racismo e a Censura no Brasil", que reúne 20 ilustrações e charges sobre antirracismo e liberdade de expressão. A iniciativa reafirma o direito à liberdade artística, especialmente para protestar contra o racismo.

Oportunidade A Transparência Internacional Brasil busca uma Coordenadora de Projetos para o Programa de Integridade Socioambiental. A organização incentiva candidaturas de mulheres e priorizará as mulheres não-brancas, incluindo negras, pardas e indígenas. Inscrições até o dia 12.

Oportunidade 2 O Instituto Clima e Sociedade (iCS) busca Coordenador(a) do portfólio de política climática e engajamento. Inscrições até o dia 30.

Gestão pública O Programa Trainee de Gestão Pública do Vetor Brasil está com inscrições abertas. Saiba mais sobre as etapas do processo de seleção acessando o site.

Educação O Fundo Baobá, em parceria com a Fundação Citibank, está com inscrições abertas até o dia 31 para o programa Já É: Educação para Equidade Racial, que inclui uma bolsa de estudos em cursinho pré-vestibular, atividades voltadas para o enfrentamento dos efeitos psicossociais do racismo e para a ampliação das habilidades socioemocionais e vocacionais, além de custear despesas de transporte e alimentação.

Debate O mandato da deputada estadual Marina Helou (REDE-SP) promove amanhã (07/08) um debate sobre os 14 anos da Lei Maria da Penha e a importância da informação sobre os canais de denúncia de violência contra a mulher.