Crise no Líbano, eleições nos EUA e mais

· Newsletter,Ed 103

Destaque

100 mil histórias No último final de semana, o Brasil alcançou a triste marca de 100 mil vidas perdidas para a pandemia de COVID-19. Reportagem especial aborda os efeitos sanitários, econômicos, políticos e sociais da pandemia e vídeos das campanhas Brasil pela Democracia e Estamos #Juntos destacam a gravidade desse número e as histórias das milhares de vítimas.

Conteúdos #pelademocracia

Aperfeiçoamento da democracia Oded Grajew, presidente do Conselho Deliberativo da Oxfam Brasil, presidente emérito do Instituto Ethos e conselheiro da Rede Nossa São Paulo e do programa Cidades Sustentáveis, ressalta em artigo as iniciativas em defesa da democracia, entre elas o Pacto, e reforça a necessidade de uma agenda propositiva para o seu aperfeiçoamento.

Impeachment Artigo de Douglas Belchior, Sheila de Carvalho, Vilma Reis e Dudu Ribeiro, que compõem a Coalizão Negra por Direitos, apresenta os motivos para o pedido de impeachment apresentado pela organização. A jornalista Bianca Santana responde seis perguntas sobre a necessidade de um pedido de impeachment negro.

Democracia em risco Artigo assinado por Mônica Sodré, cientista política e diretora-executiva da Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), José Álvaro Moisés, cientista político e professor titular da USP, e Floriano Pesaro, sociólogo e ex-deputado federal pelo PSDB-SP, aborda os riscos que a democracia liberal se encontra no Brasil.

Presidência O cientista político e professor da FGV/Ebap, Cesar Zucco, analisa os índices de popularidade do presidente Jair Bolsonaro e seus desafios para uma eventual reeleição. O professor de Ciência Política da USP, André Singer, avalia as mudanças de rumo na política do governo Bolsonaro, como a aproximação com o chamado "Centrão" e a implementação do programa "Renda Brasil".

Eleições nos EUA O pré-candidato do Partido Democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, escolheu a senadora Kamala Harris para disputar a vice-presidência em sua chapa. Entenda o que o levou à essa decisão e conheça as posições de Harris sobre a política ambiental do governo brasileiro.

Pandemia Reportagem analisa o cálculo político presente no negacionismo do governo de Jair Bolsonaro durante o combate à pandemia de coronavírus no Brasil.

Fake news A relação entre a desinformação e a propagação de fake news com o aumento de casos de COVID-19 entre brasileiros é abordada em reportagem.

Líbano Após uma grande explosão no cais do porto da capital Beirute, no último dia 4, grandes manifestações levaram à renúncia coletiva do primeiro-ministro e todo o seu gabinete. Entenda a crise.

Novidades da rede do Pacto

Evento O IGA - Instituto de Governo Aberto, em conjunto com a Open Knowledge Brasil, Transparência Brasil e o mandato da deputada estadual Marina Helou (REDE-SP), realiza hoje, às 17h, o Descomplicando a Política On-line Especial sobre Compras Públicas, junto com o lançamento do Guia de Fiscalização Cidadã.

Oportunidade A Purpose busca um Campaigner para o seu Laboratório Anticorrupção, projeto dedicado a apoiar o ecossistema de organizações e movimentos com valores e práticas democráticas que atuam pela construção de soluções estruturais na pauta de combate à corrupção. Inscrições até o dia 14.

Oportunidade 2 O programa Formar, da Fundação Lemann, busca uma profissional negra para apoiar os projetos de Gente e Comunicação. Inscrições até o dia 14.

Vaga A Rede Justiça Criminal busca um(a) Assistente de Comunicação. Inscrições até o dia 17.

Jovens na política No último sábado (08/08) a Embaixada do Politize! em Brasília realizou um Webinário com a temática "A Importância da Participação de Jovens na Política". Participaram os deputados Fábio Felix (PSOL-DF), Tiago Mitraud (NOVO-MG) e a deputada Tabata Amaral (PDT-SP).

Mulheres O Edital "Mulheres em Movimento 2020: fortalecendo a solidariedade e a confiança" foi lançado no Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, para apoiar institucionalmente grupos e organizações liderados por mulheres de todo o país. Acesse e confira os prazos.

Solidariedade Campanha da All Out Brasil está arrecadando recursos para ajudar a cobrir despesas de abrigo, alimentos, remédios e apoio psicológico para pessoas LGBT+ em Beirute, capital libanesa vítima de grade explosão na última semana.

Chamada pública Nova edição da chamada da Fundação Tide Setubal tem como objetivo selecionar projetos que visem apoiar ou solucionar problemas e desafios criados ou aprofundados a partir da pandemia nas periferias urbanas brasileiras. Os selecionados participarão de um programa de três anos com acompanhamento anual da Fundação. Inscrições até o dia 30.