Ameaça golpista da presidência ao STF preocupa organizações

Ao Excelentíssimo Senhor
Ministro José Antonio Dias Toffoli
MD. Presidente do Supremo Tribunal Federal

Ref.: Ameaça de intervenção no Supremo Tribunal Federal

Foi com assombro e repúdio que as organizações signatárias desta carta receberam os relatos apurados pela revista Piauí de ontem (05/08), de que o presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou aos seus ministros a decisão de enviar tropas do Exército para destituir os onze ministros do Supremo Tribunal Federal.

Segundo a matéria, a decisão teria acontecido durante uma reunião no Palácio do Planalto em 22 de maio, em reação à investigação de uma notícia-crime contra o presidente e seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos/RJ). Essa decisão teria sido dissuadida por parte do corpo ministerial, com a contraproposta de publicação da Nota à Nação Brasileira, escrita pelo Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Augusto Heleno, que ameaçava para “consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional”.

Ainda de acordo com a reportagem, "Bolsonaro queria mandar tropas para o Supremo porque os magistrados, na sua opinião, estavam passando dos limites em suas decisões e achincalhando sua autoridade. Na sua cabeça, ao chegar no STF, os militares destituiriam os atuais 11 ministros. Os substitutos, militares ou civis, seriam então nomeados por ele e ficariam no cargo 'até que aquilo esteja em ordem', segundo as palavras do presidente".

O teor da denúncia é escandaloso na medida em que o Presidente da República deliberadamente ameaça o regime democrático em uma tentativa de impedir o avanço de investigações em curso contra sua própria família. Não seria a primeira vez que o Poder Executivo desrespeitaria um dos princípios basilares do ordenamento constitucional brasileiro, a separação e a garantia do livre funcionamento dos três poderes da República. Testemunhamos no decorrer dos últimos meses dezenas de episódios e declarações que poderiam provocar a ruptura da institucionalidade democrática e atestam a falta de apreço do projeto autoritário empreendido pelo Presidente à autoridade do Supremo Tribunal Federal.

As organizações e iniciativas signatárias pedem, portanto, que Vossa Excelência atue para afastar qualquer possibilidade de dano às referidas garantias constitucionais e se posicione sobre o assunto. A ameaça de dissolução da Suprema Corte por meio de intervenção militar deve ser rechaçada e punida para que o autoritarismo enquanto projeto seja afastado do horizonte de nosso país.

Certas do empenho deste Tribunal para dar concretude à salvaguarda da Constituição, as organizações e iniciativas signatárias apresentam sinceros protestos de elevada estima e consideração.

Respeitosamente,

  1. Abong 
  2. Ação Educativa
  3. Acredito
  4. Agora
  5. Aliança Nacional LGBTI+
  6. Amasa - Amigos Associados de Analândia
  7. Articulação Nacional dos Povos Indígenas do Brasil - Apib
  8. ANESP - Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental
  9. Casa Fluminense
  10. Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - Cenpec
  11. Cidade Escola Aprendiz
  12. Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito
  13. Departamento Jurídico XI de Agosto
  14. Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito
  15. Frente Favela Brasil
  16. Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero
  17. Instituto Democracia e Sustentabilidade - IDS
  18.  Instituto Ethos
  19. Instituto Polis
  20. Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - Idec
  21. Instituto Soma Brasil
  22. Instituto Terroá
  23. Instituto Update
  24. Instituto Vladimir Herzog
  25. Instituto de Estudos Socioeconômicos - INESC

  26. Open Knowledge Brasil 
  27. Oxfam Brasil
  28. Projeto Saúde e Alegria
  29. Pública, Central do Servidor
  30. Rede Conhecimento Social
  31. Transparência Brasil
  32. Transparência Capixaba
  33. Transparência Eleitoral Brasil
  34. Turma do Bem
  35. WWF-Brasil 
  36. Goianas na Urna
broken image