Percepção da corrupção no Brasil bate recorde, entenda

· Newsletter,Ed 75

Conteúdos #pelademocracia

Corrupção O diretor executivo da Transparência Internacional - Brasil, Bruno Brandão, aponta em artigo os riscos da instrumentalização do discurso anticorrupção como forma de legitimar o autoritarismo. Na semana passada, a organização divulgou o Índice de Percepção da Corrupção (IPC), onde o Brasil aparece com a pior pontuação na série histórica do ranking.

Aparelhamento das instituições Em entrevista, José Carlos Dias, ex-ministro da Justiça no governo FHC e presidente da Comissão Arns, diz ver o Brasil caminhando para o autoritarismo.

Autoritarismo Em artigo, o doutor em ciência política e diretor da Open Society Foundations para a América Latina e Caribe, Pedro Abramovay, reflete sobre como ataques da Presidência da República à imprensa, congresso e STF podem aproximar o Brasil de outras experiências autoritárias no mundo.

Redes sociais Artigo do jornalista Pedro Doria analisa a proliferação de discursos de ódio, linchamentos públicos e radicalismos políticos no Twitter. Com a missão de promover a cultura democrática e o diálogo plural, o Pacto pela Democracia também está no Twitter. Siga o nosso perfil.

Violência policial Artigo da diretora-executiva do Instituto Igarapé, Ilona Szabó de Carvalho, aborda como a violência policial representa um risco autoritário para o Brasil.

Candidaturas cidadãs Ensaio de Roberto Andrés, cofundador das Muitas e Ocupa Política, aborda como candidaturas de pessoas sem filiação partidária podem, na visão do autor, contribuir para a abertura do sistema político.

Novidades da rede do Pacto

Desigualdades Reportagem no UOL destaca o relatório publicado pela Oxfam Brasil com importantes dados sobre a desigualdade no Brasil. No documento, a organização apresenta uma série de recomendações para enfrentar o problema.

Movimento negro A Coalizão Negra por Direitos divulgou sua Carta Programa, construída em encontro que reuniu mais de 100 entidades do movimento negro brasileiro e lideranças negras de diversos países.

Memória Amanhã (31/01), o Coletivo Judeus Pela Democracia organizará no Rio de Janeiro - RJ, o ato/exposição “Triângulos do Holocausto. Uma Tragédia Humana”.

Mulheres na política No dia 13 de fevereiro, será lançada em São Paulo - SP a pesquisa "Jornada da Candidata", produzida pelo Vote Nelas e que tem como objetivo fortalecer candidaturas femininas aprendendo com as experiências de quem viveu na pele os desafios de uma campanha eleitoral.

Periferias Em 2019, o Instituto Update, em parceria com a Fundação Friedrich Ebert (FES) Brasil, circulou com a pesquisa Emergência Política Periferias por escolas públicas de São Paulo para a realização de cine-debates e um seminário na Alesp. Através de artigos e relatos, a publicação narra a experiência desse projeto.

Oportunidades #pelademocracia

Instituto Cidades Sustentáveis busca Coordenador(a) de Captação de Recursos. Inscrições até o dia 03 de fevereiro. A vaga é para o escritório em São Paulo - SP.

Projeto Saúde & Alegria busca Auxiliar Administrativo. Inscrições até o dia 31 de janeiro. A vaga é para atuação na cidade de Santarém (PA).