Descubra a influência da desinformação nas eleições e nas redes sociais

· Newsletter,Ed 74

Conteúdos #pelademocracia

Democracia O Brasil caiu no índice que mede o desempenho democrático dos países no mundo, publicado pelo The Economist Intelligence Unit. O país, que segue em queda no ranking desde 2008, passou a ocupar 52ª posição e se encontra na categoria "democracias falhas".

Democracia e economia Artigo do pesquisador-chefe do Instituto Mercado Popular Carlos Góes aborda a importância da democracia e das instituições para o desenvolvimento de longo prazo da economia.

América Latina Ensaiodo professor de Ciência Política da Unirio, Fabricio Pereira da Silva, avalia os cenários no ambiente político latino-americano, marcado por autoritarismos e explosões sociais.

Liberdade de imprensa Relatório da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) revela que os casos de ataques a jornalistas e veículos de comunicação cresceram 54% no último ano. Segundo a FENAJ, o presidente Jair Bolsonaro foi responsável por 58% desse total.

Desinformação nas redes Relatório publicado pela Universidade de Oxford aponta o Facebook como a principal rede social onde se propaga desinformação na internet. O Pacto pela Democracia está no Facebook e chegou a 5 mil curtidas esta semana, buscando sempre difundir conteúdos plurais e de qualidade. Acompanhe a nossa página.

Desinformação nas eleições Artigo do Diretor de Estratégia e Negócios da Agência Lupa Gilberto Scofield Jr, do Diretor-executivo do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral Luciano Santos e do Diretor do Instituto Tecnologia e Equidade Ariel Kogan aborda como a parceria entre sociedade civil e tribunais eleitorais pode ajudar no combate à desinformação durante as eleições.

Renovação política Mais de 70 pré-candidaturas ligadas a movimentos de renovação política disputarão as eleições de 2020. Reportagem apresenta o trabalho de organizações como Livres, Rede de Ação Política pela Sustentabilidade - RAPS e RenovaBR.

Novidades da rede do Pacto

Mapeamento O Instituto Update vai mapear iniciativas que atuam ou pretendem atuar em projetos, formações, mobilizações e redes de incentivo e promoção a candidaturas eleitorais periféricas nas eleições de 2020 nas seguintes cidades: Belém, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. As indicações podem ser feitas através deste formulário.

Curso A Casa Fluminense está com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro para o "Curso de Políticas Públicas 2020".A iniciativa que busca fortalecer capacidades de incidência de grupos, movimentos, coletivos e organizações do terceiro setor para a participação aprofundada na formulação, debate e monitoramento de políticas públicas no Rio de Janeiro.

Oportunidades #pelademocracia

Instituto Update busca Analista de Comunicação. Inscrições até o dia 3 de fevereiro. A vaga é para o escritório em São Paulo -SP e exclusiva para candidatas ou candidatos que se autodeclaram como negras, negros ou indígenas.

Comissão Pró-Índio busca dois estagiários.  Inscrições até o dia 24 de janeiro. As vagas são para o escritório em São Paulo - SP.