Ao atacar cineasta com órgão oficial, governo desrespeita Constituição

· Notas Públicas

Foi grave o episódio protagonizado pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, que, na última segunda-feira (3/2), fez uso de canais oficiais do governo a fim de dirigir críticas e estigmatizar Petra Costa enquanto "militante anti-Brasil" pelo simples fato de divergir das opiniões expressas pela diretora de "Democracia em Vertigem" em entrevista ao canal norte-americano PBS em 1º de fevereiro.

Democracias saudáveis pressupõem a garantia da liberdade de expressão e da convivência pacífica entre visões e opiniões discordantes no seio da sociedade. Trata-se de um direito fundamental e constitucionalmente assegurado a todo e qualquer cidadão. Entretanto, o exercício da liberdade não se confunde com a utilização da máquina pública a fim de hostilizar uma cidadã brasileira, incitando uma onda de repúdio à sua figura na esfera pública.

É inteiramente legítimo - quiçá necessário ao ambiente democrático - que qualquer cidadão manifeste divergências e críticas às escolhas narrativas e abordagens presentes no longa de Petra Costa. Todavia, a partir do momento em que o Estado é mobilizado em ofensiva a uma cidadã reconhecida como opositora das convicções do governo em exercício, testemunhamos não apenas um notório desapreço por valores democráticos, como a tolerância, mas também um sério desrespeito ao princípio da impessoalidade da administração pública, previsto pelo artigo 37 da Constituição Federal, segundo o qual não se admite que os agentes públicos discriminem ou tratem como alvos pessoas específicas.

As organizações subscritas repudiam este episódio de evidente abuso da máquina pública e afronta às normas constitucionais.

  1. ABI - Associação Brasileira de Imprensa
  2. Abong - Associação Brasileira Organizações Não Governamentais
  3. Bancada Ativista
  4. BrCidades
  5. Brasil 21
  6. Casa Fluminense
  7. CEDAPS - Centro de Promoção da Saúde
  8. Coletivo Imargem
  9. Conectas Direitos Humanos
  10. Delibera Brasil 
  11. Engajamundo
  12. Frente Favela Brasil
  13. Inesc - Instituto de Estudos Socioeconômicos 
  14. Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas
  15. Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social
  16. Instituto Alziras
  17. Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano - IDSB
  18. Instituto Ethos
  19. Instituto Physis - Cultura & Ambiente
  20. Instituto Update
  21. Judeus pela Democracia
  22. Open Knowledge Brasil
  23. Oxfam Brasil
  24. Política Viva
  25. Projeto Saúde e Alegria
  26. Rede Conhecimento Social 
  27. Tapera Taperá
  28. Transparência Capixaba
  29. WWF Brasil
  30. 342 Artes
broken image