Moro deixa o governo e acusa Bolsonaro de intervir na PF, entenda

· Newsletter,Ed 88

Conteúdos #pela democracia

Queda de Moro - Em entrevista ao jornal EL PAÍS, o filósofo e presidente do Cebrap, Marcos Nobre, diz que demitir Sergio Moro é um bônus para o governo negociar com o centrão. Para ele, momento é de baixar as armas na política e parar de culpar os demais.

União democrática Em artigo, os professores da USP André Singer, Christian Dunker, Cicero Araújo, Laura Carvalho, Felipe Loureiro, Leda Paulani, Ruy Braga e Vladimir Safatle defendem união de forças democráticas contra projeto autoritário no poder. 

Frente ampla - Após o ex-ministro da Justiça Sergio Moro deixar o governo e acusar o presidente Jair Bolsonaro de interferir na Polícia Federal, lideranças partidárias planejam construir uma frente ampla pelo afastamento do chefe do Executivo.

Defesa constitucional - Reportagem destaca a união entre os ministros do Supremo Tribunal Federal, que têm deixado de lado eventuais divergências para conter os sucessivos ataques à democracia no governo Bolsonaro.

Coronavírus e autoritarismo - Especialistas analisam eventuais medidas de exceção e ameças à democracia por parte do governo federal durante a pandemia de coronavírus no país. 

Eleições e coronavírus - Em webinar, o ministro do STF Luis Roberto Barroso abordou os prós e contras de um possível adiamento das eleições municipais previstas para outubro. As principais lideranças políticas do país também têm reforçado a importância de se manter o calendário eleitoral para este ano, ainda que com ajustes na maneira e dia da realização.

Desigualdade racial -Artigo do doutorando em Direito Processual e consultor da Educafro e Livres, Irapuã Santana, aborta o recorte racial dos impactos do coronavírus entre a população brasileira.

Novidades da rede do Pacto

Plataforma - Iniciativa da Cidade Escola Aprendiz, com o apoio da Rede Narrativas, do Pacto Pela Democracia, da Rede de Advocacy Colaborativo (RAC), da Rede de Conhecimento Social e da Rede Cardume, a plataforma Comunicação Contra o Corona reúne uma série de campanhas e materiais de comunicação, desenvolvidos por organizações de todo o Brasil.

Candidaturas - Idealizada pelo Instituto Update e Elas no Poder, a Im.pulsa é uma plataforma online e gratuita com guias, videoaulas, ferramentas e muito conteúdo para conectar, inspirar e treinar candidaturas de mulheres e ativistas. O site da iniciativa será lançada na segunda quinzena de maio, mas o Facebook e o Instagram já estão no ar. 

Sociedade civilReportagem publicada no site do GIFE traz a avaliação de especialistas sobre os impactos da pandemia na saúde financeira das organizações da sociedade civil. 

Live - No dia 04/05, o Instituto de Defesa do Direito de Defesa - IDDD promove o bate-papo ao vivo "Pandemia e necropolítica", com Thiago Amparo, professor de políticas de diversidade na FGV Direito, SP, e Bianca Santana, representante da Coalizão Negra por Direitos. A mediação é da advogada Priscila Pamela dos Santos, diretora do IDDD. 

COVID-19 e sustentabilidade - Série de webinars promovida pelo CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) discute a relação da pandemia de COVID-19 com a sustentabilidade. 

Diálogo - A campanha Coronavírus: o hoje e o amanhã, do Politize, apresenta um guia de diálogos online sobre coronavírus, com um passo a passo e sugestões de perguntas para guiar uma conversa que incentiva a construção de propostas para o futuro e ajuda a tranquilizar, informar e conectar pessoas.

Oportunidade - A chamada do International Center for Not-for-Profit Law (ICNL) recebe propostas de ação de enfrentamento aos desafios legais em andamento e emergentes que afetam a sociedade civil no Brasil. Podem participar indivíduos brasileiros, organizações da sociedade civil (OSC) e instituições acadêmicas para o apoio de até US$ 25 mil.