Em 5 dias, Diário de Ataques registra 3 atos de violência de Bolsonaro e apoiadores

· Newsletter,Ed 89

Diário de Ataques

Violência Durante os primeiros cinco dias de maio, foram registradas agressões de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro a enfermeiros e jornalistas, além da agressão feita pelo próprio chefe do Executivo, que mandou repórteres "calarem a boca".

Registro Episódios lamentáveis como esses estão registrados na plataforma Diário de Ataques, iniciativa do Pacto pela Democracia que compila os principais ataques ao Estado de Direito, às garantias e liberdades constitucionais e aos princípios de uma sociedade plural e livre. Você também pode conferir o Diário no Twitter, em uma sequência especial que preparamos lá.

Conteúdos #pelademocracia

Impeachment O portal Congresso em Foco publicou com exclusividade a íntegra de todos os pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação e compreendem o período entre março de 2019 e 27 de abril de 2020. Entre os motivos para o afastamento, estão denúncia de interferência política na Polícia Federal, participação em ato pró-intervenção militar, disseminação de notícias falsas e desobediência ao isolamento social.

Democracia ameaçada Estudo do Instituto V-Dem tirou o Brasil da lista de democracias liberais no mundo, destacando os recentes ataques à ciência e à liberdade de imprensa.

Nomeações barradas Na última quarta-feira (29), o ministro Alexandre de Moraes impediu a nomeação de Alexandre Ramagem para a direção-geral da Polícia Federal. Reportagem ouviu especialistas em Direito Constitucional para entender episódios em que o STF barrou nomeações presidenciais.

Saídas para a crise Artigo de Rosangela Lyra e Paulo Dalla Nora Macedo, respectivamente presidente e vice-presidente do Política Viva, aborda as crises do radicalismo e a importância da construção de pontes na política.

Relações governamentais Reportagem aborda como as votações remotas e a ausência das comissões parlamentares durante a pandemia de coronavírus dificultam atividade de advocacy no Congresso.

Manifestações golpistas Artigo de Diego Nunes, Professor de Teoria e História do Direito e Doutor em Direito pela Universidade de Macerata (Itália), aborda a possível aplicação da Lei de Segurança Nacional às manifestações antidemocracia ocorridas recentemente no país.

Forças Armadas Reportagem ouviu especialistas para entender até onde os comandos do Exército, Marinha e Aeronáutica estão alinhados com o discurso do presidente Jair Bolsonaro.

Novidades da rede do Pacto

 Defesa da democracia A presença do presidente Jair Bolsonaro em atos golpistas foi rechaçada em vídeo com a participação de Mônica Sodré, da RAPS - Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, Leandro Machado, cofundador do Movimento Agora, Paulo Gontijo, diretor-executivo do Movimento Livres, Renan Santos, coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL), e Samuel Emílio, integrante do comitê estratégico do Movimento Acredito.

Isolamento social A pesquisa "#ViverEmSP Especial Pandemia", realizada pela Rede Nossa São Paulo, em parceria com o Ibope, apresenta dados sobre a experiência da pandemia de coronavírus e do isolamento social entre os internautas das classes A, B e C da capital paulista.

Desenvolvimento sustentável O GT Agenda 2030 e o IDS abriram chamada pública até o dia 04 de junho para seleção de soluções inovadoras que estejam alinhadas aos ODS. Projetos que apresentem respostas para as consequências da pandemia da Covid-19 e que promovam a igualdade de gênero terão maior peso.