Presidente discursa em ato golpista, 20 governadores reagem

· Newsletter,Ed 87

Conteúdos #pelademocracia

Liberdade de Imprensa Relatório divulgado pela ONG Repórteres sem Fronteiras aponta que o Brasil caiu 2 colocações no ranking de liberdade de imprensa no mundo, ocupando o 107º lugar, além de afirmar que a eleição do presidente Jair Bolsonaro "marcou a abertura de um período especialmente sombrio para a democracia e a liberdade de imprensa".

Resposta Com a assinatura de 20 governadores de estado, carta aberta repudia discurso de Bolsonaro em ato golpista pelo fechamento do Congresso e do STF e pede diálogo democrático.

Qualidade da democracia A queda na qualidade das democracias em diversos países do mundo e o crescente processo de "autocratização" em muitos deles, incluindo o Brasil, é tema do artigo do professor de direito constitucional da USP e embaixador científico da Fundação Alexander von Humboldt, Conrado Hübner Mendes.

Risco Bolsonaro Em sua coluna no jornal O Globo, a jornalista Miriam Leitão aborda como as recentes atitudes do presidente Jair Bolsonaro representam um risco para a democracia brasileira.

Reações Artigo de Miguel Lago, cientista político e cofundador da rede Meu Rio, aborda os desafios de se pensar respostas institucionais aos ataques à democracia liderados pelo Presidente da República.

Crise e liderança Em artigo, a Diretora Executiva do CLP - Liderança Pública, Luana Tavares, destaca a importância do diálogo e de parcerias para combater a crise do coronavírus e as vozes populistas.

Participação Artigo científico disponível na biblioteca digital da FGV Direito SP analisa a participação e o controle social nos espaços de deliberação legislativa remota e como as organizações da sociedade civil podem melhor aproveitar esses espaços.

Novidades da rede do Pacto

Sociedade civil em ação Reportagem publicada pela openDemocracy destaca o poder da sociedade civil na mobilização pela aprovação da Renda Básica Emergencial, campanha que envolveu centenas de organizações, com diferentes temas e visões, para garantir auxílio governamental para as populações mais impactadas pela crise do coronavírus.

Webinar Na semana passada, divulgamos por aqui a realização do webinar "Cenário político no contexto da pandemia do coronavírus", promovido pelo Cebrap. O debate já está disponível online na íntegra.

Campanha Liderada pelo Meu Recife, a campanha #QuartosdeQuarentena pressiona a prefeitura da capital pernambucana para que os quartos vagos de hotéis sejam disponibilizados para as pessoas do grupo de risco que não possuam em sua casa condições para isolamento durante a pandemia do coronavírus.

Relatório Produzido pelo Think Olga e Think Eva, o relatório “Mulheres em Tempos de Pandemia: os agravantes de desigualdades, os catalisadores de mudanças” já está disponível online.

Filantropia O Dia de Doar Agora é uma edição especial do Dia de Doar, e será realizado no dia 05 de maio, no Brasil e no mundo. É possível saber mais sobre a iniciativa e também acessar os materiais de divulgação através do site.