Governo usa instituições para perseguir adversários, ex-aliados e atletas

· Newsletter,Ed 110

Destaque

Ataques à democracia Iniciativa do Pacto pela Democracia, a plataforma Diário de Ataques evidencia que as instituições brasileiras têm sido usadas para instaurar inquéritos contra atletas, adversários e ex-aliados do presidente Jair Bolsonaro. Além disso, deputada da oposição pede proteção à ONU pós 5 gravações com ameaças de morte. Acesse a plataforma e confira todos os ataques mapeados desde o início de 2020.

Conteúdos #pelademocracia

Liberdade de imprensa O presidente Jair Bolsonaro, seus filhos, ministros e assessores realizaram um total de 449 ataques contra jornalistas desde o início de seu mandato, em janeiro de 2019. Os dados foram apresentados na última segunda-feira ao Conselho de Direitos Humanos da ONU pela ARTIGO 19.

Impeachment Especialistas apontam uma banalização do uso dos processos de impeachment contra governadores e presidentes no Brasil. Segundo eles, a "onda" é consequência do precedente aberto pelo impeachment contra a presidente Dilma Roussef (PT) em 2016.

Desinformação Artigo do Diretor para a América Latina da Open Society Foundations, Pedro Abramovay, analisa o anúncio da parceira entre a Justiça Eleitoral brasileira e o WhatsApp, plataforma utilizada de forma recorrente na disseminação de desinformação durante as últimas eleições.

Fogo no Pantanal Uma investigação da Polícia Federal aponta que o fogo que destruiu 25 mil hectares no Pantanal do Mato Grosso do Sul começou em grandes fazendas.

Proteção ambiental A Justiça Federal do Rio de Janeiro suspendeu no último dia 29 a extinção de resoluções que delimitavam as áreas de proteção em manguezais e restingas. A extinção está relacionada com uma gestão de Ricardo Salles no ministério do Meio Ambiente marcada pelo desmonte dos mecanismos institucionais de controle e fiscalização.

Sistema político Vídeo ajuda a entender como é o cálculo de votos para a eleição de vereadores e a importância da legenda do candidato dentro do sistema proporcional.

Partidos políticos Especial apresenta um infográfico interativo sobre a genealogia dos partidos políticos brasileiros de 1945 a 2020.

Eleições 2020

Candidaturas negras Reportagem do Alma Preta sobre as eleições municipais analisa que, pela primeira vez, há mais candidatos negros que brancos. Nos infográficos produzidos pela Gênero e Número é possível visualizar esse crescimento por cargos e observar também o tímido crescimento de candidaturas femininas.

Mulheres na política A baixa representação feminina na política brasileira é destaque também em um levantamento feito pelo portal G1, com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apenas 1 em cada 10 candidaturas às prefeituras das cidades é de mulher.

Identidade racial Registros do TSE apontam também um outro desafio sobre a representatividade nas eleições. Entre os pleitos municipais de 2016 e 2020, 46.908 candidatos alteraram autodeclaração de cor. Reportagem ouviu candidaturas de diferentes legendas e estados para entender as justificativas.

Financiamento Podcast explica a liminar do STF para as eleições 2020, com a exigência de cotas por raça na distribuição do fundo eleitoral aos candidatos.

Periferia Matéria da Periferia em Movimento destaca a importância das novas formas de organização política representadas pelas candidaturas periféricas na cidade de São Paulo.

Novidades As eleições municipais desse ano terão mudanças e pontos importantes, como os efeitos da pandemia, o estímulo à candidaturas de pessoas negras e o limite para o autofinanciamento de campanha. Confira na reportagem.

Novidades da rede do Pacto

Fundo eleitoral Desenvolvida pelo AppCívico, a plataforma 72 horas acompanha em tempo real e com fácil visualização os repasses dos fundos eleitoral (FEFC) e partidário (FP) para candidaturas, filtrando por estado, município, partido, gênero e etnia.

Acolhimento Com a pandemia, os casos de violência contra mulheres aumentaram. O Mapa do Acolhimento, projeto que conecta mulheres que precisam de ajuda à psicólogas e advogadas e voluntárias em todo o país. está com a missão de conseguir mais 5.500 voluntárias para a plataforma até o dia 30. Se você for psicóloga ou advogada, cadastre-se para ser voluntária e acolher mulheres em situação de violência.

Oportunidade O Núcleo de Pesquisa e Inteligência do Instituto Update está procurando uma pessoa de qualquer lugar do Brasil para a vaga de Assistente de Produção Executiva. Inscrições até o dia 04/10. A vaga é exclusiva para candidatas ou candidatos que se autodeclaram como negras, negros, ou indígenas.

Oportunidade 2 O Politize!, organização da sociedade civil que tem como missão formar uma geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia, está com duas oportunidades abertas para profissionais de design.