Bolsonaro na ONU e ataques ao movimento indígena

· Newsletter,Ed 109

Destaque

Discurso de Bolsonaro na ONU Em discurso ontem (22) na abertura da 75ª Assembleia Geral da ONU, o presidente Jair Bolsonaro atacou a imprensa e a laicidade do Estado brasileiro, culpou indígenas pelas queimadas, minimizou a gravidade da crise ambiental e acusou organizações da sociedade civil de orquestrarem uma campanha de difamação contra o governo. De acordo com analistas, esses posicionamentos podem prejudicar o Brasil nos campos diplomático e comercial. Confira aqui a checagem feita pelo Aos Fatos.

Conteúdos #pelademocracia

Luta Indígena A Articulação dos Povos Indígenas (APIB) protocolou ontem (22) no Supremo Tribunal Federal (STF) uma interpelação para que o ministro Augusto Heleno explique na justiça as alegações de que a APIB e Sônia Guajajara teriam cometido crime de lesa-pátria. Na mesma data, também enviaram um comunicado à ONU sobre os ataques do governo Bolsonaro contra a articulação. Leia a nota na íntegra.

PL do Pantanal Está em votação na Câmara um projeto de lei que pode destinar recursos e criar um plano de combate às queimadas que assolam o Pantanal. Criado em 2018 pelo deputado Alessandro Molon, o PL 9950 visa criar o Estatuto do Pantanal, com diretrizes para o desenvolvimento sustentável e a preservação da região. Se aprovado, o Estatuto irá nortear as leis estaduais e municipais do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul quanto às áreas pantaneiras. Esse é um passo importante para a segurança desse bioma, já que, segundo analistas, a destruição que estamos vendo tem ligação direta com o desmonte dos órgãos de fiscalização ambiental.

Protesto pela Amazônia A Coalizão Pelo Clima SP fará um protesto em frente ao IBAMA nesta 6ª feira, 25, com vigília e distribuição de mudas. O Ato pretende denunciar o descaso do governo com as queimadas na Amazônia e no Pantanal, e o desmonte dos órgãos ambientais. Os organizadores pedem a todos os participantes que respeitem o distanciamento social e que vão equipados de máscaras e álcool em gel.

Solidariedade A Comitiva Esperança está recebendo doações para auxiliar as famílias afetadas pelas queimadas e pelo COVID no Pantanal. Os recursos arrecadados sertão transformados em cestas básicas, kits de higiene e equipamentos de proteção. Faça a sua doação.

Auxílio Emergencial As centrais sindicais assinaram ontem (22) um  abaixo-assinado contra a redução do valor do auxílio emergencial para 300 reais. Outras 270 organizações sociais também estão com uma campanha em prol do auxílio, pressionando parlamentares a votar para que ele seja mantido.

Eleições 2020

Envie seu Projeto As eleições municipais estão aí e estamos cadastrando projetos que trabalhem para: ampliar a representatividade de gênero, raça, classe e orientação sexual; ajudar eleitores a encontrar representantes; combater fake news e disseminar materiais de ensino para quem quer aprender sobre política municipal. Iremos agregar todas as iniciativas enviadas em um site para que brasileiros de norte a sul do país possam encontrar informações para votar de forma consciente. Se você souber de algum projeto nestes termos, por favor, nos envie por esse formulário  aqui.

Novidades da rede do Pacto

Desafio Transforma! A Fundação Banco do Brasil lançou o Desafio Transforma!, um modelo de rodada de investimentos para projetos. As inscrições ficam abertas até o dia 25. Para mais informações, entre no site.

Estágio IEMA O Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) está com vagas de estágio na área de ciências naturais abertas em São Paulo. Os currículos devem ser enviados até dia 30 no email rh@energiaeambiente.org.br. Para mais informações, clique aqui e aqui.

Futuro da Internet Dia 10 de outubro irá acontecer um diálogo cidadão para discutir sobre os usos e rumos da internet no mundo. São 100 vagas para cidadãs e cidadãos brasileiros participarem. O proejto é fruto de uma parceria internacional entre 100 paises. Inscreva-se aqui.

Cidadania em cena Com o objetivo de fomentar a cultura democrática e o exercício da cidadania, o projeto Cidadania em Cena irá ocorrer entre os dias 29/09 a 08/10 e terá palestras, debates e atividades práticas - todas gratuitas e online. Saiba mais aqui.

Curso Online A IMAFLORA e o Instituto Governo Aberto (IGA) oferecem o curso online e gratuito "Governo Aberto em Clima, Floresta e Agricultura", a ocorrer entre os dias 5 e 30 de outubro. Participantes que realizarem todos os quatro módulos ganharão certificado. As inscrições devem ser feitas até o dia 30, aqui.