Ferramenta mapeia mais de 300 iniciativas em defesa da democracia

· Newsletter,Ed 58

Destaque

Democracia Sim Será lançado hoje (19) o Mapa Democracia Sim, uma ferramenta desenvolvida pelo Pacto pela Democracia e que mapeou mais de 300 organizações e iniciativas que atuam em defesa do campo democrático no Brasil. Confira agora!

Conteúdos #pelademocracia

Democracia Ensaio de Flávia Pellegrino e Ricardo Borges Martins, da secretaria-executiva do Pacto pela Democracia, aborda a origem do Dia pela Democracia, realizado no último domingo por diversas organizações da rede do Pacto, e a importância de se reagir frente à violação das liberdades e garantias constitucionais.

Liberdade de expressão Em entrevista, o professor do curso de Direito da FGV Oscar Vilhena analisa o papel da sociedade civil na defesa da liberdade de expressão em um momento do país considerado "regressivo". Em outra entrevista, Vilhena e a pesquisadora de ciência política Maria Hermínia Tavares de Almeida, ambos fundadores da Comissão Arns, abordam a situação da democracia no Brasil.

Ocupa Política A terceira edição do Ocupa Política, encontro realizado entre os dias 29 de agosto e 1 de setembro, em Recife, foi destaque no site da organização openDemocracy.

Populismo Em entrevista, Dagmar Enkelmann, cientista social e presidente da Fundação Rosa Luxemburgo aborda a importância do diálogo entre diferentes setores políticos para barrar o avanço do populismo e da extrema-direita no mundo.

Financiamento eleitoral Artigo do advogado e mestrando em Direito do Estado da Faculdade de Direito da USP Luís Gustavo F. Guimarães aborda os desafios das campanhas eleitorais após a proibição do financiamento privado.

Justiça O advogado e ex-secretário nacional de JustiçaBeto Vasconcelos fala sobre a criação da rede Aliança, que conta com profissionais de várias áreas do direito e do sistema de Justiça, e da importância de iniciativas que defendam liberdades individuais e direitos civis.

Novidades da rede do Pacto

Segurança pública O Fórum Brasileiro de Segurança Pública lançou no último dia 10 o 13° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que tem por objetivo contribuir para a produção de conhecimento, para o incentivo à avaliação de políticas públicas, para a introdução de novos temas na agenda de discussão do campo e para ações de incidência política realizadas por diversas organizações da sociedade civil.

Advocacy O Imaflora lança guia prático de advocacy para organizações da sociedade civil. O material tem autoria dos especialistas em políticas públicas e relações governamentais Renato Pellegrini Morgado e Andréa Cristina Oliveira Gozetto.

Transparência dos partidos A campanha Partidosem Corrupção, assinada por diversas organizações e apoiada pela secretaria-executiva do Pacto, está pressionando os deputados para barrar um projeto de lei que pode obstruir a transparência dos partidos. Artigo do diretor-executivo da Transparência Partidária Marcelo Issa e do diretor-executivo da Transparência BrasilManoel Galdino explica os riscos de retrocesso contidos no projeto.

Festival #Agora O "Agora é que são elas" apresenta, entre os dias 21 e 22, em São Paulo - SP, o Festival #Agora - um espaço de encontros, diálogos e trocas em prol da igualdade de gênero e do combate ao machismo. Todo o conteúdo é desenvolvido e realizado por mulheres com diferentes visões, origens e vivências.

Oportunidades #pelademocracia

Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais - Abong busca estagiário(a) que esteja cursando gestão de políticas públicas, administração de empresas, psicologia, pedagogia, direito ou áreas correlatas de humanidades. Inscrições até o dia 25 de setembro. A vaga é para o escritório em São Paulo - SP.

Endeavor abre diversas vagas nas áreas de Advocacy, Apoio a Empreendedores, Comunicação e Relações Institucionais. Prazo de inscrições e outras informações através do site.As vagas são para o escritório em São Paulo - SP.

Ashoka busca Articulador(a) de Rede e Engajamento. Inscrições até o dia 23 de setembro. O profissional atuará no desenho e implementação de estratégias e planos de engajamento em toda a comunidade e atue transversalmente integrada a todas as áreas da Ashoka. A vaga é para o escritório em São Paulo - SP.

República.org busca Coordenador de Projetos e Analista Administrativo. Inscrições até o dia 22 de setembro, através deste link e deste. A vaga é para o escritório no Rio de Janeiro - RJ, com viagens frequentes para Brasília - DF.