Caso Ágatha mobiliza sociedade civil contra excludente de ilicitude

· Newsletter,Ed 59

Conteúdos #pelademocracia

Sistema político Em reportagem, o cientista social e secretário-executivo do Pacto Pela Democracia Ricardo Borges Martins fala sobre financiamento eleitoral e transparência nos partidos políticos.

Segurança pública No último dia 20, Ágatha Félix, de oito anos, foi assassinada a tiros dentro de uma Kombi, no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro - RJ. Em nota pública, a Rede Justiça Criminal manifesta solidariedade aos familiares de Ágatha e exige das autoridades uma investigação urgente, minuciosa e imparcial. A Coalizão Negra por Direitos realiza um ato amanhã (27).

Pacote anticrime O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que analisa o pacote anticrime do Ministério da Justiça rejeitou a proposta de excludente de ilicitude, que poderia livrar de punição agentes que cometessem excessos por “medo, surpresa ou violenta emoção”. Campanha apoiada por diversas organizações da rede do Pacto segue em mobilização contra a medida, que pode ser votado em plenário.

Desinformação nas redes Um estudo do professor da Universidade de Nova York Paul Barrett aponta que o Instagram será o veículo preferido para a desinformação nas redes sociais. Se você deseja acessar um conteúdo plural e de qualidade sobre democracia, o canal do Pacto no Instagram atingiu nesta semana a marca de 10 mil seguidores, o que permite o compartilhamento de links também em nossos stories. Siga a gente!

Liberdade de expressão Artigo do publisher do New York Times A.G. Sulzberger alerta para o fato de jornalistas que desempenham seu trabalho em defesa de uma sociedade livre estarem se tornando alvo de ataques em diversos países.

Monitoramento Em entrevista, o diretor-executivo do Instituto Vladimir Herzog Rogério Sottili fala sobre o Núcleo Monitora, que pretende fiscalizar e cobrar para que o Estado brasileiro cumpra e execute as recomendações da Comissão Nacional da Verdade.

Juventude negra A partir de uma imersão organizada pelas Muitas, foi produzido o documentário "Juventude Negra Política - Jovens Negros Pensando o Futuro", em que jovens compartilham seus próprios entendimentos sobre o papel de cada um na transformação social coletiva.

Novidades da rede do Pacto

Debate público O Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a Analítica Comunicação e o Twitter Brasil realizam no dia 30, em São Paulo - SP, a apresentação “O Twitter no debate público e melhores práticas da plataforma", iniciativa que oferece capacitação de ONGs e movimentos para o uso mais efetivo da plataforma.

Amazônia A Frente Inter-Religiosa Dom Paulo Evaristo Arns, constituída por integrantes de 12 religiões, realiza no dia 30, em São Paulo - SP, o ato em solidariedade ao Sínodo para a Amazônia.

Liberdade de imprensa Para entender"quando a imprensa se torna o adversário", o Festival Piauí de Jornalismo, que acontece nos dias 5 e 6 de outubro, em São Paulo - SP, abordará a reação de governantes contra o trabalho de jornalistas de várias partes do mundo.

Mudanças climáticas Apoiada por organizações da rede do Pacto, como Fundação Avina e WWF Brasil, a campanha #6D:It´s now/ É agora busca impulsionar uma série de ações pelo clima antes e durante a COP25.

Conferência O Instituto Ethos realiza no dia 15 de outubro, em Recife - PE, a Conferência Ethos 360° 2019 - Recife. Serão 20 painéis de diálogos, com o foco em compartilhar iniciativas e transferências de soluções que podem aperfeiçoar modelos de negócios mais sustentáveis, inclusivos e locais.

Oportunidades #pelademocracia

Szazi, Bechara, Storto, Reicher e Figueirêdo Advogados busca estagiária (o) de Direito. Inscrições até o dia 02 de outubro, enviando currículo para secretaria@sbsa.com.br. Contrato de 1 ano, prorrogável, para a carga horária de 6 horas/dia, que esteja cursando 2º, 3 º ou 4.º ano de Direito. A vaga é para o escritório em São Paulo - SP.

BrazilLAB abre inscrições para o novo Programa de Aceleração. Inscrições até o dia 18 de novembro. As startups selecionadas receberão horas de assessoria jurídica dedicada e participação em eventos com gestores públicos. O vencedor receberá um contrato de investimento de até R$250 mil e uma missão ao Vale do Silício, nos Estados Unidos.