Nossa seleção com conteúdos e convite para evento sobre democracia

· Newsletter,Ed 57

Destaque

Dia pela Democracia Com o chamado de ir à rua conversar diretamente com as pessoas, ultrapassando as barreiras ideológicas das mídia sociais, sobre a qualidade da democracia brasileira e seus desafios atuais, o Dia pela Democracia, uma iniciativa das organizações da rede do Pacto que acontece neste domingo (15) em São Paulo - SP, foi destaque na Folha de S.Paulo.

Conteúdos #pelademocracia

Sociedade civil Artigo da socióloga e presidente do conselho da Fundação Tide Setubal e do Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) Maria Alice Setubal e do secretário-geral do Gife José Marcelo Zacchi aborda a importância da sociedade civil para a democracia e os desafios para garantir a retomada econômica e a garantia de direitos.

Coalizão O professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e ex-secretário de Cultura de São Paulo Nabil Bonduki defende a criação de coalizões e diálogo para conter o avanço do autoritarismo, citando como exemplo a iniciativa “Direitos Já! Fórum pela Democracia".

Relatório O III Relatório Luz da Sociedade Civil da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável está disponível para ser baixado na íntegra e gratuitamente no site do GT Agenda 2030.

Levantamento O projeto 'Você na Mira", conduzido pelo InternetLab, analisa os gastos delcarados com impulsionamento de conteúdo pelos candidatos nas eleições de 2018 no Brasil.

Novidades da rede do Pacto

Organizações A Ação Educativa, o Instituto Socioambiental - ISA e o Sesc Consolação convidam para o seminário "Organizações da Sociedade Civil e Democracia no Brasil - 25 anos da Ação Educativa e do Instituto Socioambiental", que acontece nos dias 1 e 2 de outubro, em São Paulo - SP.

Democracia O Delibera Brasil, em parceria com o Grupo Qualidade da Democracia do Instituto de Estudos Avançados e NUPPs da USP, realiza no dia 19 de setembro, em São Paulo - SP, o Seminário Democracia e Inovações Democráticas com Iain Walker da newDemocracy, José Álvaro Moisés (IEA/USP) e Sérgio Fausto (Fundação FHC).

Congresso Nacional O canal da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político no YouTube lançou o programa A Casa é Sua, que apresenta assuntos tratados no Congresso Nacional e que dialogam com os temas que envolvem a atuação da Plataforma, como a democratização do poder, da representação política e da participação popular no Estado.

Oportunidades #pelademocracia

Grupo Tellus busca Designer de Serviços. Inscrições através do banco de talentos. O profissional trabalhará em um projeto social baseado em metodologias de inovação e design focado em serviços públicos e impacto social. A vaga é para o escritório em São Paulo - SP.

Mandato Coletivo Gabinetona abre consulta pública para a definição de emendas. São convidadas iniciativas da sociedade civil legalmente constituídas sem fins lucrativos e instituições e órgãos públicos a indicar projetos e políticas públicas para recebimento de recursos dentro das seguintes áreas: direito à cultura e à educação; direitos humanos; e territórios e bem viver. As propostas podem ser enviadas até o dia 22 de setembro e devem ser realizadas no estado de Minas Gerais.