Erosão democrática no Brasil, crise do Brexit, dicas de eventos e muito mais

· Newsletter,Ed 56

Conteúdos #pelademocracia

Democracia no Brasil Em entrevista, o professor de ciência política na Universidade de Harvard e coautor do best-seller “Como as Democracias Morrem”, Steven Levitstky, analisa o processo democrático no Brasil e o papel da sociedade civil. Além disso, o advogado e ex-secretário Nacional de Justiça Beto Vasconcelos aborda o papel do judiciário e os riscos de erosão do Estado democrático de direito no Brasil.

Democracia no Reino Unido Reportagem analisa a influência do Brexit (processo de saída britânica da União Européia) nos partidos políticos, sociedade civil e na monarquia parlamentarista.

Reforma política Podcast do Centro de Liderança Pública - CLP convida o cientista político Humberto Dantas para falar sobre o tema da Reforma Política.

Reforma partidária Artigo doadvogado, cientista político e diretor-executivo do Movimento Transparência Partidária Marcelo Issa e do cientista político e fundador do Movimento Acredito Felipe Oriá aborda a importância de se discutir um novo modelo partidário.

Desinformação Plataforma inédita elaborada pela Gênero e Número conecta pesquisa, análises de redes, semântica e jornalismo de dados para narrar o contexto atual da política brasileira e processos de desinformação sobre o debate de gênero.

ONGs na Amazônia Reportagem analisa o trabalho de organizações não-governamentais na Amazônia, onde atuam em áreas em que o poder público muitas vezes não chega.

Novidades da rede do Pacto

Laboratório Iniciativa do Instituto Update e do Pacto pela Democracia, oGabinete de Inovação - Intercâmbio de Práticas no Legislativo foi destaque na imprensa. O laboratório acontece no dia 20 de setembro, em Brasília - DF.

Lançamento O cofundador da Ação Educativa Sérgio Haddad lança no dia 8 de setembro, em São Paulo - SP, o livro "O educador: um perfil de Paulo Freire", fruto dos estudos e vivências com o educador pernambucano.

Seminário Organizado pelo Idec, acontece no dia 10 de setembro, em São Paulo - SP, o seminário "Grandes plataformas de internet e moderação de conteúdos: desafios para a liberdade de expressão e outros direitos humanos".

Mostra O GIFE realiza entre os dias 10 e 17 de setembro, em São Paulo - SP, a 1ª Mostra GIFE de Inovação Social, com oficinas, encontros e conversas sobre o investimento social privado e a filantropia no Brasil.

Podcast O Movimento AGORA! lança o podcast Bate-Papo Agora. No episódio de estreia, o cofundador Leandro Machado conversou com as também cofundadoras do Agora, Ilona Szabó e Patricia Ellen sobre a importância do serviço público e de políticas públicas focadas em resultados.

Vídeos O Instituto Procomum lança a Lente do Comum, uma série de vídeos reunindo ativistas e pesquisadores para pensar novas leituras e ações para o viver em comunidades, proteção dos nossos bens naturais e pela defesa do conhecimento livre.

Oportunidades #pelademocracia

InternetLab busca Estagiário(a) de Pesquisa. Inscrições até o dia 10 de setembro. O profissional trabalhará em projetos de pesquisa nas áreas de direitos digitais e políticas de internet. A vaga é para o escritório em São Paulo - SP.

Instituto Renove abre edital para segundo turma do Programa Jovem Líder Renove. Inscrições até o dia 10 de setembro. O programa é um curso de iniciação política e engajamento social, que consiste em 10 módulos obrigatórios, além de atividades extra classe (palestras e debates).

Instituto de Defesa do Direito de Defesa busca Coordenador(a) de Comunicação. Inscrições até o dia 11 de setembro. A vaga é para o escritório em São Paulo - SP.

Baobá - Fundo para Equidade Racial abre edital para o Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco. Inscrições até o dia 04 de outubro. O Fundo espera que as mulheres negras apoiadas tenham mais subsídios para acessar espaços de tomada de decisão, mobilizar mais pessoas para a luta antirracista, por justiça, equidade social e racial e transformar o mundo a partir de suas experiências.