Mostra de cinema e democracia, oficina, debates e mais

· Newsletter,Ed 55

Conteúdos #pelademocracia

Financiamento eleitoral Campanha de mobilização reúne organizações e movimentos com posições diversas para barrar o aumento do fundão eleitoral.

Sociedade Civil Foi destaque na imprensa a carta aberta assinada por dezenas de organizações repudiando os ataques e calúnias do Presidente da República contra as ONGs. A relação entre governo e organizações também foi abordada em artigo escrito pelo coordenador da ONG Projeto Saúde & Alegria Caetano Scannavino e pela doutora em desenvolvimento sustentável pela UnB Suzana M. Padua.

Democracia Artigo do economista e PhD por Harvard Filipe Campante analisa processos de ruptura democrática e eventuais riscos envolvendo a democracia brasileira.

Amazônia Reportagem traz dez perguntas e respostas sobre a situação das queimadas e desmatamentos na Amazônia e podcast do BrCidades analisa a questão ambiental no estado do Amazonas, falando sobre a floresta, sua preservação e povos nativos.

Novidades da rede do Pacto

Laboratório O Gabinete de Inovação - Intercâmbio de Práticas no Legislativo, iniciativa do Instituto Update e do Pacto pela Democracia, reunirá no dia 20 de setembro, em Brasília - DF, mandatos das casas legislativas de todo o país para que compartilhem e construam caminhos para a inovação nos parlamentos brasileiros. Inscrições até o dia 1º de setembro.

Nota Assinada por mais de 60 organizações da sociedade civil, como Ação Educativa, Conectas Direitos Humanos, Plataforma Dhesca Brasil e Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, nota pública denuncia intervenção no Conselho Nacional dos Direitos Humanos.

Mostra O Pacto pela Democracia, em parceria com a Taturana Mobilização Social, realiza a 1ª Mostra Taturana de Cinema entre os dias 10 e 16 de setembro. A programação acontece em diversos espaços de São Paulo - SP e reúne curtas e longas-metragens documentais que abordam a ideia de Democracia a partir de diferentes aspectos.

Encontro Começa hoje e vai até o dia 31, em Recife - PE, o 3º encontro nacional do Ocupa Politica, reunindo ativistas e lideranças do Brasil e do mundo em debates, oficinas e rodas de conversa para compartilhar estratégias e aprendizados sobre os desafios de ocupar a política.

Evento Organizado pelo BrCidades, o evento Justiça urbana: cidades e direitos será realizado no dia 12 de setembro, em São Paulo - SP, com a presença de diversos especialistas, pesquisadores e membros do poder judiciário.

Debate A questão racial no Brasil e os desafios para enfrentá-la será abordada em  debate  realizado pela Fundação FHC no dia 12 de setembro, em São Paulo - SP, com a participação do antropólogo Helio Santos, liderança histórica do movimento negro, e o sociólogo José de Souza Martins, professor emérito da FFLCH-USP.

Oportunidades #pelademocracia

Deputada Estadual Marina Helou (REDE-SP) lança edital do programa Embaixadores da Participação. Inscrições até o dia 10 de setembro. Podem se inscrever pessoas de qualquer cidade do estado de São Paulo, com ao menos 18 anos de idade, disponibilidade mínima de 4 horas semanais e alinhamento com os valores do mandato.

Transparência Internacional - Brasil busca Pesquisador(a). Inscrições até o dia 03 de setembro. O profissional trabalhará no Centro de Conhecimento Anticorrupção (CCA), responsável por desenvolver pesquisa aplicada e disseminação de conhecimento técnico em temas relacionados à luta contra a corrupção. A vaga é para o escritório em São Paulo - SP.

Transparência Internacional - Brasil busca Estagiário de Engajamento. Inscrições até o dia 06 de setembro. O candidato deve enviar e-mail parabrasil@br.transparency.org com o título "Vaga de Estágio - TI", com carta de motivação (uma página no máximo) e currículo. A vaga é para o escritório em São Paulo - SP.