Empatia e polarização. O que isso tem a ver com a Democracia?

· Newsletter,Ed 30

Novidades dos membros do Pacto

O que é preciso acontecer para que uma democracia deixe de funcionar? Caio Tendolini, do Instituto Update, discute as ameaças que vivemos hoje no Brasil em podcast do Quebrando o Tabu.

A Revista Periferias, do Instituto Maria e João Aleixo, está com chamada aberta de contribuições para a próxima edição. O tema é "Experiências Alternativas nas Periferias".

O Geledés Instituto da Mulher Negra passou a fazer parte do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, coalizão que cobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
 

Ocorreu nos dias 23 e 24, em SP, o primeiro Encontro Nacional de Embaixadores Politize!. Oded Grajew (Ethos / Rede Nossa São Paulo / Oxfam Brasil), Gláucia Barros (Fundación Avina), Ricardo Borges Martins (Pacto), Henrique Raskin (Atuação) e Diego Calegari (Politize!) falaram sobre ações de defesa e aprimoramento da democracia. As inscrições para o programa estão abertas.

O que é preciso acontecer para que uma democracia deixe de funcionar? Caio Tendolini, do Instituto Update, discute as ameaças que vivemos hoje no Brasil em podcast do Quebrando o Tabu.

A Revista Periferias, do Instituto Maria e João Aleixo,está com chamada aberta de contribuições para a próxima edição. O tema é "Experiências Alternativas nas Periferias".

Conteúdos #pelademocracia

Qual é a relação entre empatia e polarização política? Essa é a provocaçãofeita pela filosofa Juliana de Albuquerque em artigo da Folha.

O podcast Chutando a Escada preparou uma edição especial sobre os projetos de Direitos Humanos apresentados na 4ª. Feira de Ideias da Conectas Direitos Humanos.
A Cause mapeou os principais temas e pessoas que estarão nas agendas das organizações que trabalham com causas no Brasil e no mundo. O resultado está no relatório 'Causas para observar em 2019".
A Global Populism Database é uma das melhores compilações do discurso populista contemporâneo no mundo. A pedido do jornal The Guardian, foi mensurado o crescimento da retórica populista em 40 países (em inglês).
Dois deputados federais dão argumentos contrários sobre como lidar com as opiniões nas redes sociais, prática que se tornou comum no atual governo.
A Agência Lupa checou notícias que circularam nas mídias sociais após o fechamento da fronteira entre Brasil e Venezuela.

Agenda de eventos

Acaba no próximo dia 18 as inscrições para a Oficina de Atuação no Parlamento, curso presencial sobre o funcionamento do Legislativo oferecido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados.

Mesa comemorativa dos 25 anos do Projeto Repórter do Futuro, da OBORÉ, com seis grandes jornalistas. Sábado (23), 9h, na Sala Sergio Vieira de Melo da Câmara Municipal de São Paulo.
A Rede Nossa São Paulo lança nova edição da pesquisa Viver em São Paulo: Mulher e a Cidade no próximo dia 12 no Sesc Ipiranga.
Segunda parte do seminário Violência, Democracia e Legitimidade realizado pelo Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo. Segunda (18), às 10h30 no próprio NEV.