Para acompanhar o Congresso Nacional

· Newsletter,Ed 29

Novidades dos membros do Pacto 

Leg.go é uma plataforma de acompanhamento das atividades do Congresso. Com ela é possível acompanhar de perto o conteúdo dos projetos em andamento e quem são os atores importantes neste processo. Ela é uma parceria da Dado Capital com as Universidades Federais de Minas Gerais e Campina Grande.

Centro de Liderança Pública - CLP está produzindo uma série de conteúdos sobre participação política e prestação de contas. As primeiras edições tratam dos temas: Accountability e Transparência.

Escuela de Incidencia é uma iniciativa da Fundação Cidadania Inteligente para formar novas lideranças sociais, com perfis colaborativos e participativos, na América Latina. As inscrições estão abertas.

Diversas organizações se mobilizaram contra a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA), consequência de modificações feitas pela MP870, do Governo Federal. O Idec promoveu um banquetaço em dezenas de cidades do país para abordar o tema e o Movimento Acredito soltou uma nota pública

IDDD lançou uma página dedicada ao mutirão carcerário que atendeu mulheres presas provisoriamente na Penitenciária Feminina de Pirajuí. Um documentário sobre o tema sairá em maio.

Conteúdos #pelademocracia

Os mitos e mentiras sobre o trabalho essencial das ONGs é o tema deste artigo do Nexo, escrito por Diogo Santana.

Para evitar derrota no Congresso, presidente assina revogação do decreto que ampliava o número de servidores autorizados a classificar dados públicoscomo secretos e ultrassecretos.
[Em inglês] A Aljazeera lançou este site que sintetiza e sistematiza as características dos sistemas políticos de 50 países ao redor do mundo.
O Congresso em Foco traçou o perfil de todos os deputados e senadores do Congresso Nacional. Patrimônio, número de votos e resumo do currículo são algumas das informações disponíveis.
Você sabe como funciona o Congresso Nacional? Teste aqui os seus conhecimentos!
E mais...o debate sobre a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA) chegou até a ONU. Relatores das Nações Unidas, de quatro países diferentes, emitiram uma carta condenando o fim do Conselho. "Tais mudanças podem representar até mesmo uma violação ao direito à alimentação".

Agenda de eventos

A Open Knowledge Brasil ajuda a promover, no dia 23 de março, em Natal-RN, o Open Data Day, um dia para debate sobre dados abertos.

Em São Paulo, antes do carnaval, rola este debate sobre o decreto estadualque afeta o direito à manifestação, nesta quinta, 28.

Foto: @CongressoNacional