O assassinato de Marielle e os sintomas de uma cultura política antidemocrática

· Newsletter,Ed 31

Hoje faz um ano do assassinato da vereadora carioca Marielle Franco. O dia de hoje é solene pelo valor simbólico que ela carregava consigo. Mulher, negra, lésbica, periférica, era reconhecidamente uma defensora corajosa dos Direitos Humanos. Com mandato no legislativo municipal do Rio, seu assassinato foi um ataque também à democracia, que agoniza com a intolerância, o desprezo à pluralidade e com o uso da violência na arena política.

Conheça um pouco da história e das ideias desta grande mulher, na voz da própria vereadora, neste curta metragem produzido pelo Instituto Update e Maranha Filmes.
A edição desta news é a nossa singela homenagem a Marielle Franco.

Conteúdos #pelademocracia

Diversos artigos sobre Marielle Franco foram escritos para marcar o dia de hoje. Destacamos o de Anielle Franco, irmã da vereadora, para o blog#Agoraéquesãoelas e o de Roberto Andrés, do #OcupaPolítica, movimento ao qual Marielle fazia parte.

A deputada federal Áurea Carolina escreve sobre a cultura políticaque propaga a morte e a exclusão como forma de controle. Em contrapartida, apresenta iniciativas que vão na contramão, como a Bancada Ativista e o #OcupaPolítica, ambas da rede do Pacto.
Bernardo Mello Franco reforça o básico neste artigo: democracia e liberdadenão são favores que os militares prestam aos civis.
O Projeto Sem Sigilo disponibiliza informações do governo que estavam classificadas como “reservadas” — o nível mais baixo de sigilo, que garante cinco anos de segredo.
[Em inglês] O cientista político Heikki Patomaki escreve que no futuro teremos dezenas de partidos políticos mundiais. Em artigo, argumenta que vivemosuma esfera pública global.

Agenda de eventos

Confira aqui a agenda de atos pelo Brasil em memória de Marielle Franco.

Nesta quinta (14), o professor Jan-Werner Müller, da universidade de Princeton dará um seminário na USP com nome 'O que é populismo?'.
A Conectas Direitos Humanos, o Sesc 24 de Maio e a Vitrine Filmesrealizam o Cine Direitos Humanos com sessões mensais gratuitas de cinema seguidas de rodas de conversa. No próximo dia 27 o filme do mês é 'As Hiper Mulheres'.
A exposição Metrópole Transcultural, feita com apoio do Instituto Maria e João Aleixo e da Casa Fluminense, terá uma programação especial na sua abertura, neste sábado (16) no Galpão Bela Maré, no Rio de Janeiro.

Novidades dos membros do Pacto

O Nossas abre programa de mentoria em mobilização - para pessoas de todo o Brasil que querem transformar sua cidade. Inscrições até 31 de março.

A Open Society Foundations está com um programa de bolsas aberto para apoiar jovens feministas na América Latina.
O Instituto Igarapé produziu um infográfico sobre o que acontece com as mulheres após o encarceramento.
Até esta sexta (15) estão abertas as inscrições para o curso de extensão em Direito Concorrencial e Economia Digital promovido pela Faculdade de Direito da USP em parceria com o Idec.
O Movimento Político pela Unidade promove a Campanha da Fraternidade. A proposta é que cada comunidade possa organizar suas próprias ações avaliando as políticas públicas em seus territórios.

Foto: Renan Olaz/CMRJ