Confiança na democracia, mulheres na política, eventos e mais

· Newsletter,Ed 44

Conteúdos #pelademocracia

Extinção de Conselhos Em decisão provisória e inédita, STF forma maioria para impedir a Presidência da República de extinguir conselhos federais criados por lei.

Dados Preocupantes 6 em cada 10 brasileiros estão insatisfeitos com a democracia no país e 35% são favoráveis a um golpe militar em um cenário de grande corrupção, aponta pesquisa do Barômetro das Américas (Lapop) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.
Reforma Política OSenado analisa uma proposta de reforma política com a volta da coligação proporcional entre partidos nas eleições para cargos legislativos.
Conflito Pesquisador da Comunicação Não-Violenta, Dominic Barter defende a importância não apenas do diálogo, mas também do conflito como aspecto saudável da vida democrática.
Formação CLP - Centro de Liderança Pública, RAPS - Rede de Ação Política pela Sustentabilidade e RenovaBR são destaque em reportagem sobre iniciativas que selecionam e formam novas lideranças políticas.
Mulheres na Política A representação feminina na política tem crescido, mas ainda há muito a conquistar. O programa #VamosJuntas, iniciativa da Ação da Mulher Trabalhista de São Paulo (AMT-SP), junto a deputada federal Tabata Amaral, membro da rede do Pacto, busca melhorar essa representação nas eleições de 2020.

Novidades da rede do Pacto

Chamada Pública O Instituto Pólis lança uma chamada pública para coletivos, organizações e movimentos que atuam em São Paulo para, em parceria, criar atividades que dialoguem com formas não tradicionais de fazer política, democracia nos territórios, políticas públicas e lutas por direitos. Envio de propostas até dia 10 de julho.

Cinema OGirl Up e a deputada estadual Marina Helou (Rede - SP) convidam para encontro na Alesp. Na programação, a exibição do documentário"Eleições", além de atividade para construção de políticas públicas na área da educação. Será no dia 15 de junho, das 14h às 17h. Inscreva-se.
Formação A Abong – Associação Brasileira de ONGs está com inscriçõesabertas até dia 10 de julho para o curso online “Aplicação do Marco Regulatório de Acesso a Recursos Públicos", voltado a trabalhadores(as) de organizações da sociedade civil e gestores(as) públicos que atuam pela defesa de direitos.

Oportunidades #pelademocracia

Fundação Ford busca Assessor(a) especial da Direção: Inscrições até dia 16 de junho, através de formulário, envio de carta de apresentação expondo motivação, além do currículo. Todos os documentos devem ser enviados em inglês. Vaga para o escritório no Rio de Janeiro - RJ.

Instituto Clima e Sociedade - iCS busca Assessor(a) de Diretoria: Inscriçõesaté dia 24 de junho. A fluência em inglês é mandatória para concorrer à posição. É desejável o conhecimento do mundo da filantropia, sociedade civil ou cooperação internacional. Vaga para o escritório no Rio de Janeiro - RJ.
Secretaria do Governo Municipal e Controladoria Geral do Municípiobuscam Agente de Governo Aberto: Inscrições até dia 30 de junho. Os inscritos concorrerão a 32 bolsas e a remuneração será proporcional às horas realizadas, podendo chegar ao valor bruto de R$ 6 mil reais. As vagas são para a cidade de São Paulo - SP.
INESC busca Assessor(a) de Políticas e Direitos Socioambientais: Inscriçõesaté dia 19 de julho. O profissional atuará na análise e ações de incidência em políticas, medidas e processos relacionados aos direitos socioambientais e sua relação com investimentos na Amazônia. O escritório do INESC fica em Brasília - DF.