#29M pelo Brasil: podcast, análises e artigos sobre as manifestações

· Newsletter,Ed 143

Destaque

Espionagem Campanha articulada por dezenas de organizações da rede do Pacto pela Democracia está mobilizando contra a contratação de serviços ilegais de espionagem pelo governo federal. A mobilização pede ao TCU e à Justiça Federal que barrem o processo de licitação que pode destinar R$ 25 milhões dos cofres públicos a esquemas de vigilância e intimidação da sociedade civil brasileira, o que, além de ilícito, é antidemocrático. Acesse agora e pressione!

Conteúdos #pelademocracia

Manifestações Em podcast, o professor de filosofia da Unicamp e presidente do Cebrap, Marcos Nobre, comenta a motivação dos protestos contra o presidente Jair Bolsonaro no último sábado (29) e seu impacto nas eleições de 2022. Em sua coluna, a jornalista Vera Magalhães analisa o tamanho das manifestações e suas consequências políticas e artigo do pesquisador do Cebrap e doutor em ciência política pela Universidade de Oxford, Mathias Alencastro, aborda a cobertura feita pela imprensa sobre os atos.

Impeachment Em artigo, representantes do Movimento Acredito lembram da pressão pela instauração da CPI da Pandemia, a realização dos atos no dia 29 e defendem o impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

Sistema eleitoral Editorial do jornal El País Brasil aponta como o presidente Jair Bolsonaro busca atacar a democracia ao produzir uma campanha de descrédito ao atual sistema de votação no país. Em entrevista, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, reafirma a segurança das urnas eletrônicas e afirma que o voto impresso aumentaria a judicialização do processo eleitoral. O procurador de Justiça e presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, Roberto Livianu, critica a proposta de voto impresso e explica como o processo eletrônico é auditável. 

Mulheres na política Em entrevista, a ex-ministra do TSE Luciana Lóssio e a cientista política Flávia Biroli alertam para os riscos da proposta que circula na Câmara dos Deputados e pode alterar as regras de cota para participação das mulheres na política, diminuindo ainda mais a representação feminina nos espaços de poder.

Representação racial Reportagem apresenta dados para responder questões centrais sobre as candidaturas e a eleição de pessoas negras nas eleições municipais de 2020. 

Polarização O professor da Escola de Ciência Política da Unirio, Guilherme Simões Reis, e o mestrando em ciência política pela Unirio, Sergio Schargel, questionam a abordagem dada ao tema da polarização política e defendem a existência do dissenso para o funcionamento da democracia. 

Liberdade acadêmica Ensaio do professor titular da Faculdade de Direito da USP e presidente da Comissão de Ética da universidade, José Eduardo Faria, analisa como o pedido de investigação e a queixa-crime abertos pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, contra o professor Conrado Hübner Mendes reflete o método bolsonarista de afronta às instituições.

Educação Artigo da fundadora e presidente-executiva do movimento Todos Pela Educação, Priscila Cruz, celebra o pacto entre governadores pelo retorno seguro das aulas presenciais, tendo como eixo central a vacinação dos profissionais da educação.

Colômbia Os protestos na Colômbia já ocorrem há mais de um mês. Começaram quando o  presidente Iván Duque anunciou um aumento generalizado dos impostos e, até agora, já deixaram mais de 50 mortos. Entenda as reivindicações e a repressão sofrida pelos manifestantes. 

Novidades da rede do Pacto

Diário de Ataques Na última segunda-feira (31), Policiais Militares prenderam em Goiás o professor e secretário de movimentos populares do PT, Arquidones Bites, após exigirem a retirada de seu carro de um adesivo em que o presidente Jair Bolsonaro era chamado de genocida. A Lei de Segurança Nacional foi usada para justificar a ação.

Lei de Segurança Nacional O LAUT publicou um "Diagnóstico da Aplicação Atual da Lei de Segurança Nacional", que aponta como a LSN tem sido usada em uma estratégia de intimidação judicial do governo Bolsonaro.

Desigualdades A terceira edição da pesquisa "Nós e as Desigualdades", realizada pela Oxfam Brasil, em parceria com o instituto Datafolha, busca responder o que pensam brasileiras e brasileiros sobre as desigualdades no país.

Meio ambiente O "Painel Parlamento Socioambiental", lançado pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade - IDS, foi destaque em reportagem do jornal O Globo. A iniciativa utilizou as manifestações virtuais dos parlamentares para avaliar sua atuação no Congresso em relação a temas socioambientais. 

Clima Campanha que conta com a adesão de diversas organizações da rede do Pacto está pressionando os deputados para que apoiem a PEC que estabelece na Constituição a segurança climática como direito fundamental, princípio econômico e dever do poder público. 

Juventudes De 9 a 12 de junho acontecerá o Festival Atlas das Juventudes, com apresentações musicais, pocket shows, slam, debates, oficinas, mesas e conferências. As atividades marcam o lançamento do "Atlas das Juventudes", pesquisa coordenada pelo Em Movimento e "Pacto das Juventudes pelos ODS" que mapeou as juventudes brasileiras atuais. 

Cidades Realizado através de parceria entre a Escola da Cidadania do Instituto Pólis e a Fundação Tide Setubal, o curso gratuito Cidades, Planejamento Público e Combate às Desigualdades está com inscrições abertas. 

Solidariedade A plataforma "Onde tem solidariedade" mapeia iniciativas no estado do Rio de Janeiro, conectando quem precisa com que podem ajudar com doações em dinheiro, mantimentos e serviços. Acesse e contribua