Liberdade de imprensa ameaçada, reforma eleitoral e eleições no Peru

· Newsletter,Ed 144

Conteúdos #pelademocracia

Violência A designer de interiores Kathlen Romeu, jovem negra de 24 anos, grávida de quatro meses, foi morta a tiros na última terça-feira (8) em meio a uma ação policial em Lins de Vasconcelos, no Rio de Janeiro. Organizações apontam que o governo do estado desrespeita a ADPF 635, medida do STF que restringe operações em favelas durante a pandemia. Um ato por justiça foi realizado ontem (9) no Lins e a Coalizão Negra por Direitos convoca para um novo ato amanhã (11) em São Paulo - SP. 

Voto impresso Reportagem ouviu especialistas para entender os argumentos de quem defende o voto impresso e os contrapontos de se aplicar esse sistema no atual momento do país. Em podcast, a antropóloga Isabela Kalil,  que pesquisa a base do bolsonarismo, analisa como a defesa do voto impresso é mobilizada pelo presidente Jair Bolsonaro para desacreditar o sistema eleitoral e será usada em caso de derrota nas eleições de 2022. 

Lei de Segurança Nacional Ensaio do defensor público e doutorando em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, Marcel Mangili Laurindo, aborda como o governo Bolsonaro tem usado o Ministério da Justiça e a Polícia Federal para intimidar opositores por meio da Lei de Segurança Nacional.

Exército Diversos ex-ministros da Defesa avaliam que a decisão do Exército de não punir o general e ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, por participar de um ato político ao lado do presidente Jair Bolsonaro, estimula a indisciplina nos quartéis. Em podcast, o ex-ministro Raul Jungmann analisa os riscos políticos dessa decisão.

Autoritarismo Artigo da mestranda em ciência política na USP, Marina Slhessarenko Barreto, aborda como a pandemia de Covid-19 afetou também a saúde das democracias e destaca a Agenda de Emergência, plataforma do LAUT que cataloga eventos promovidos pelo Estado que trazem riscos à democracia brasileira.

Frente Ampla Em entrevista, o professor da Unicamp e presidente do Cebrap, Marcos Nobre, alerta para uma eventual reeleição presidente Jair Bolsonaro e o risco de um fechamento do regime, como nos governos autoritários da Polônia, Hungria e Filipinas. Ele defende a construção de uma frente ampla e explica de que forma ela deveria ser construída. 

Populismo O co-fundador do Nossas, Miguel Lago, analisa a relação do populismo com a história da política brasileira e  com a construção de um projeto antagônico ao do presidente Jair Bolsonaro.

Diálogo Em vídeo, o jornalista Pedro Doria defende a disposição para o diálogo entre diferentes campos políticos para impedir que a democracia seja colocada em risco. 

Mulheres na política  O podcast "Entreaberta", parceria do jornal Nexo com o Instituto de Governo Aberto e a Fundação Friedrich Ebert Brasil, conversou com Danusa Marques, diretora do Instituto de Ciência Política da UnB, Gabriela Lotta, professora de administração pública da FGV, Benedita da Silva, deputada federal do Rio de Janeiro pelo PT e Joyce Trindade, secretária de Políticas de Promoção da Mulher da prefeitura do Rio de Janeiro sobre a diferença que as mulheres fazem na política.

Peru O cientista político pela ESPM Paulo Ramirez analisa as eleições no Peru, com um resultado apertado e um cenário político que promete instabilidade pela ausência de uma maioria clara no Congresso. Atrás de Pedro Castillo (Perú Libre) na disputa, a candidata Keiko Fujimori (Fuerza Popular), filha do ditador Alberto Fujimori , denuncia fraude eleitoral, mas não apresenta provas. 

Novidades da rede do Pacto

Diário de Ataques Na última terça-feira (8), um dia após o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, a Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu um inquérito para investigar o editor do site The Intercept Brasil, Leandro Demori, por um texto sobre a atuação do CORE (Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil) em operações em favelas cariocas. Acesse o Diário de Ataques e entenda mais esse episódio antidemocrático.

Reforma eleitoral A Câmara dos Deputados está pautando, em três projetos diferentes, mudanças nas leis eleitorais. Com pouco debate, sem transparência e muita pressa, o projeto ameaça trazer graves retrocessos. Campanha criada por organizações da rede do Pacto busca frear a reforma, para que ela possa ser uma construção efetivamente democrática e plural.

Crime de responsabilidade A série "Politize! Explica", produzida pelo Politize!, publicou um vídeo explicando o que é um crime de responsabilidade. Assista!

Corrupção Publicado pela Transparência Internacional Brasil, em parceria com o WWF-Brasil, o relatório “Grandes Obras na Amazônia, corrupção e impactos socioambientais” apresenta sugestões para prevenir ilegalidades em grandes obras de infraestrutura e proteger a floresta e seus moradores de impactos socioambientais negativos.

Jornalismo Na última segunda-feira (7), Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, veículos digitais do Brasil lançaram a Ajor - Associação de Jornalismo Digital, que terá sua atuação organizadas em três eixos: a profissionalização e fortalecimento de organizações associadas, a defesa do jornalismo e da democracia, e a promoção da diversidade.

Financiamento coletivo O Vamos Juntas, movimento nacional e suprapartidário que atua pela igualdade de gênero na política, lançou a sua campanha de financiamento coletivo. Acesse e contribua!

Oportunidade A Conectas Direitos Humanos busca um Coordenador(a) para o seu Programa de Fortalecimento do Espaço Democrático. Inscrições até o dia 13. O Politize! está com vagas para Assessoria de Mídias Sociais e Comunicação e Designer. Já o Instituto Sou da Paz está com uma oportunidade para Analista Sênior de Estratégia para Mídias Sociais, com inscrições até o dia 14.