Voto impresso: podcast, artigos, vídeo e reportagens analisam a proposta

· Newsletter,Ed 142

Conteúdos #pelademocracia

Reforma política e eleitoral O cientista político e diretor executivo do Movimento Transparência Partidária, Marcelo Issa, defende a transparência e a participação social na reforma da legislação partidária e eleitoral. Artigo da cientista política e diretora executiva da RAPS, Mônica Sodré, alerta para o que, em sua visão, seriam riscos contidos nas propostas da reforma eleitoral, como o chamado "distritão" e a implementação do voto impresso. 

Voto impresso Podcast aborda a pressa do Congresso em mudar as regras eleitorais e a defesa que o presidente Jair Bolsonaro tem feito da impressão de um comprovante do voto digitado na urna eletrônica. O Tribunal Superior Eleitoral tem sinalizado que a implementação do voto impresso nas eleições de 2022 não ocorrerá, mesmo se aprovado no Congresso. Segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, a implementação desse sistema poderá trazer problemas para a democracia e a judicialização do resultado eleitoral.

Voto impresso 2 Reportagem explica os principais pontos do debate sobre o voto impresso no Brasil e artigo publicado por cientistas da Universidade Federal de Pernambuco apresenta dados que desmontam as acusações de fraude no sistema de voto eletrônico. Segundo a doutora em Direito e deputada federal Margarete Coelho (PP-PI), a urna eletrônica tem se mostrado confiável e o voto impresso seria uma solução cara para um problema inexistente.

Podcast Episódio do podcast "Você pode mudar o mundo" contou com a presença da advogada criminalista, comentarista e apresentadora, Gabriela Prioli, que conversou com a diretora executiva do Instituto Igarapé, Ilona Szabó, sobre polarização político, discurso de ódio, entre outros temas. Em vídeo publicado em seu canal, Prioli analisou as intenções do presidente Jair Bolsonaro ao questionar a idoneidade das urnas eletrônicas e falar em fraude caso as eleições de 2022 não contem com o voto impresso.

CPI da pandemia Pesquisadores e divulgadores científicos rebateram as afirmações feitas em depoimento à CPI da Covid na última terça-feira (25) pela secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro. O Movimento Acredito entregou no Senado Federal um dossiê com dados apontando como o Governo Federal contribuiu para o avanço da pandemia de Covid-19 no Brasil.

Diálogo No último dia 12, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontraram-se em almoço realizado na residência do ex-ministro do STF Nelson Jobim. A pesquisadora do Laboratório de Estudos Eleitorais de Comunicação Política e de Opinião Pública da UERJ, Carolina Botelho, analisa como a crise sanitária e a ameaça às instituições influenciaram a realização desse diálogo. Em uma publicação, o Despolarize reforçou a importância de uma disputa democrática entre adversários políticos. 

Frente Ampla O jornalista Reinaldo Azevedo aborda o desempenho dos ministros do governo Bolsonaro no combate à pandemia, nas políticas de cultura e meio ambiente e defende a construção de uma Frente Ampla para derrotar politicamente o ódio nas eleições de 2022.

George Floyd O assassinato de George Floyd por um policial branco nos EUA completou um ano essa semana. Reportagem ouviu representantes do movimento negro sobre o impacto desse crime no debate racial no Brasil. Na última terça-feira (25) o jornal Folha de S.Paulo realizou quatro debates sobre o tema, confira.

Renda Básica Artigo de Leandro Ferreira e Thiago Santos Rocha, ambos da Rede Brasileira da Renda Básica, analisa o avanço no STF de uma regulamentação da Renda Básica de Cidadania no país.

Novidades da rede do Pacto

Transparência Na segunda-feira (24), as organizações Abraji, Observatório Covid-19 Brasil, Open Knowledge Brasil, Rede de Políticas Públicas & Sociedade, Transparência Internacional Brasil e Transparência Brasil protocolaram um pedido de informações por dados sobre a vacinação contra o coronavirus, que não estão sendo divulgados pelo Ministério da Saúde. A demanda veio através da campanha Caixa Aberta, que contou com mais de 10 mil adesões. 

ConferênciaHoje (27), acontece a abertura da Conferência Ethos 2021, que contará com o debate "A explosão da pandemia no Brasil e seus reflexos sociais, políticos, econômicos e culturais". Participam da atividade o diretor-presidente do Instituto Ethos, Caio Magri, o professor dos programas de pós-graduação em História Comparada (UFRJ) e História (UFBA), Flavio dos Santos Gomes, a pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Margareth Dalcomo, e o professor livre-docente do departamento de Filosofia da USP, Vladimir Safatle.

Manifestações A Coalizão Negra por Direitos convoca para manifestações em todo o país no dia 29,  em defesa do auxílio emergencial de, no mínimo, 600 reais, vacinação para toda a população, em memória das vítimas da violência policial e pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Guia rápido produzido pelo Instituto Marielle Franco traz orientações para protestar de forma segura durante a pandemia.

Solidariedade Campanha do Voz das Comunidades está arrecadando recursos para doar alimentos e itens de higiene para moradores de favelas. Acesse e saiba como ajudar!

Edital Focado em organizações que desenvolvam ações práticas para o enfrentamento ao racismo, o edital "Vidas Negras: Dignidade e Justiça" apoiará 10 projetos, com aporte financeiro de R$100.000 por iniciativa. Inscrições até o dia 6 de junho.

Oportunidades A Casa Fluminense está com uma oportunidade de Estágio em Mídias Sociais. Inscrições até o dia 31. A Oxfam Brasil busca um(a) Assistente Administrativo Financeiro de Projetos. A vaga é exclusiva para pessoas negras e as inscrições vão até o dia 9 de junho. O GIFE está uma vaga aberta de Coordenação de Conhecimento. Acesse e saiba mais.

Formação A BaseLab, em parceria com o Instituto Update e o App Cívico, está promovendo o "Programa de Líderes Baselab", uma mentoria online coletiva para lideranças progressistas. Inscrições até o dia 30.