Separamos alguns artigos, eventos e oportunidades para você

· Newsletter,Ed 40

Conteúdos #pelademocracia

Autoritarismo no Brasil O pesquisador da UFMG Roberto Andrés concedeu uma entrevista em que analisa o atual momento político brasileiro e os riscos do autoritarismo, além de citar iniciativas que têm surgido na sociedade civil, entre elas o Pacto.

Autoritarismo no mundo Em entrevista para a BBC News Brasil, a pesquisadora holandesa Marlies Glasius alerta para as novas faces do totalitarismo à direita e à esquerda no mundo.
Crise? A maneira com que a crise da democracia tem sido tratada na esfera pública é objeto de crítica do cientista político polonês Adam Przeworski.
Monitoramento Uma página preparada pelo portal G1 permite que as pessoas acompanhem os votos de seus representantes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Novidades da rede do Pacto

Competitividade O Centro de Liderança Pública - CLP realiza o Prêmio Excelência em Competitividade, na gestão estadual, com inscrições abertas até o dia 19/06.

Seleção A RAPS - Rede de Ação Política pela Sustentabilidade abriu pré-inscrições para o seu 8º processo seletivo, voltado a interessados em atuar diretamente na política institucional, através de cargos eletivos.
Celebração OCENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária celebrou na última semana o seu aniversário de 32 anos e estreou um novo portal.
Mulheres O Instituto Update viajará por 6 países conversando com mulheres eleitas que estão transformando a política na América Latina. A páginaEmergência Política Mulheres traz mais detalhes sobre o projeto.

Agenda de eventos

Hoje a Lei de Acesso à Informação completa 7 anos e diversas organizações da nossa rede realizam o evento "Transparência a Sete Chaves: Como romper as barreiras do acesso à informação no Brasil", às 19h, em São Paulo.

Reinauguração A Fundação Tide Setubal vai reinaugurar no dia 17 o Galpão ZL, em São Paulo. O evento contará com uma feira de empreendedores locais, rodas de conversa e oficinas.
Confirmada a realização da Virada Política 2019, após a campanha de financiamento coletivo conseguir bater a meta de arrecadação. O evento ocorre no dia 30 de junho, em São Paulo.