Medida de controle das ONGs repercute na imprensa

· Newsletter,Ed 39

Conteúdos pela Democracia

Financiamento O cientista político Jairo Nicolau escreveu um ensaioanalisando dados sobre o fundo eleitoral e seu impacto na campanha de deputadas (os) federais.

Inovação A distribuição de recursos entre candidaturas também influencia o jogo político no exterior. Um documentário da Netflix acompanha quatro candidatas ao legislativo americano com poucos recursos e muita vontade de "virar a mesa do poder".
Polarização Pesquisa aponta que 39% dos brasileiros acreditam que quem possui uma visão política diferente da sua foi enganado. Os membros da rede do Pacto Laila Bellix e Thiago Amparo discutiram esse e outros dados relevantes para a democracia.
Golpes Falando em democracia, será que é possível prever quando ela está em risco? Um gráfico (em inglês) elaborado pela The Economist acredita que sim, e usa a inteligência artificial para calcular a probabilidade de golpes de Estado.

Novidades da rede do Pacto

Liberdade A MP 870, que dá ao Governo Federal o poder de controlar organizações, gerou grande repercussão. O presidente do Instituto Não Aceito Corrupção Roberto Livianu escreveu um artigo defendendo que as organizações sejam livres para fiscalizar o governo.

Controle A ameaça ao direito de livre organização, presente na MP 870, também foi abordada no artigo escrito por Camila Asano, da Conectas Direitos Humanos, e Juliana Sakai, da Transparência Brasil.
Anistia O diretor-executivo do Movimento Transparência Partidária Marcelo Issa reflete sobre como o perdão a partidos políticos que não destinaram suas verbas corretamente pode minar a renovação dentro das legendas.
Retrocesso A existência de uma oposição política e a autonomia das organizações da sociedade civil são fatores fundamentais para evitar retrocessos democráticos, avalia Ricardo Borges Martins, Coordenador Executivo do Pacto em entrevista para a rádio CBN

Agenda de eventos

Hoje O mandato da Deputada Estadual Marina Helou e o da Bancada Ativista realizam hoje, às 18h30, o Laboratório Legislativo de Mães e Crianças, na ALESP.

Democracia O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP celebrará seus 50 anos de atividades com a realização do seminário internacional "Democracia à brasileira", do dia 14 ao dia 16, em São Paulo.
Debate Também no dia 14, acontece o debate "Por que ONGs (não) precisam de controle? Entenda a MP 870", no espaço Tapera Taperá, em São Paulo.