Partidos com mais mulheres em suas direções

· Newsletter,Ed 46

Conteúdos #pelademocracia

Informação Estudo aponta como a polarização política e a disseminação de notícias falsas impactam a confiança no jornalismo. O Pacto, através destanewsletter, tem buscado selecionar um conteúdo plural e de qualidade, que você também pode acompanhar em nosso Facebook, Twitter e Instagram.

Decretos...novamente Após derrota no Senado, a Presidência da República publicou na última terça-feira, 25, três novos decretos sobre posse e porte de armas. Artigo de Michele dos Ramos, do Instituto Igarapé, e Felippe Angeli, doInstituto Sou da Paz, aborda o risco que manobras como essa podem causar ao sistema democrático.
Mulheres na política Diversas iniciativas têm sido construídas para mudar o quadro de subrepresentação feminina na política brasileira e mundial, como oInstituto Update e o Instituto Alziras. Reportagem mostra como esse é um problema não só de gênero, mas também da democracia.
Mulheres nos partidos A participação feminina é de 1/3 nas executivas das legendas com representação na Câmara. Confira quais são os partidos com mais mulheres nas suas direções e os que têm maior presença masculina.
Democracia hoje Em entrevista, o francês Edgar Morin, um dos pensadores vivos mais relevantes do mundo, aborda temas como a crise da democracia, fake news e o papel da religião na sociedade de hoje.
Populismo Artigo do professor de direito e membro da rede do Pacto Thiago Amparo analisa o processo de deterioração democrática vivido pela Hungria governada por Viktor Orbán.

Novidades da rede do Pacto

Virada Política Saiu a programação da Virada Política 2019, que acontece neste domingo, 30, em São Paulo.

Audiência Pública Hoje, às 19h, a Bancada Ativista e o mandato da Deputada Federal Sâmia Bonfim realizam na ALESP audiência pública sobre políticas públicas para a população LGBT.
Financiamento Coletivo O Meu Rio lançou o Mutirão Ativista, que vai realizar mutirões gratuitos de treinamento em política, ativismo e pressão pública pela capital fluminense. Para viabilizar o projeto, foi lançada uma campanha de financiamento.
Mulheres e eleições OGrupo de Estudos em Direito, Gênero e Identidade da FGV Direito SP realiza no dia 01 de julho, às 9h, debate sobre as mulheres nas eleições de 2018, além de apresentação de resultados de uma pesquisa sobre o tema.
Campanha O Unidos Contra a Corrupção lançou uma campanha contra o projeto de Lei de Abuso de Autoridade, que está em tramitação no Senado e enfraqueceria o combate à corrupção.
Exposição A Ação Educativa abre, no dia 03 de julho, a exposiçãofotográfica "Humano cidade: olhares além da medida", em São Paulo.

Oportunidades #pelademocracia

Pacto pela Democracia lança edital de Microbolsas para Diálogos Democráticos: Inscrições até o dia 01 de julho. Serão selecionados dez projetos, dois por região do país, que receberão dois mil reais para realizar palestras, seminários ou rodas de conversa sobre temas relevantes à democracia.