Ministro do STF e Youtuber conversam sobre juventude e política

· Newsletter,Ed 101

Destaque

Posicionamento Nota pública assinada por mais de 40 organizações da rede do Pacto pela Democracia repudia dossiê sigiloso do Ministério da Justiça contra servidores antifascistas.

Conteúdos #pelademocracia

Autoritarismo Em artigo, o professor de direito constitucional da USP, Conrado Hübner Mendes, aborda o dossiê do Ministério da Justiça contra servidores e intelectuais, classificando o caso como polícia do pensamento e uma ferramenta autoritária.

Legislativo Com a participação de Julio Canello (Observatório do Legislativo Brasileiro) e Bia Barbosa (Coalizão Direitos na Rede), podcast do Congresso Remoto discute os conflitos e a cooperação entre partidos durante a pandemia e relação do Congresso com o governo Bolsonaro.

Governabilidade Os cientistas políticos Carlos Ranulfo (UFMG) e Lara Mesquita (Cepesp e FGV) avaliam o novo alinhamento de forças dentro do Congresso e como isso afeta a base do Executivo federal e também as eleições para a presidência da Câmara.

Juventude e política Webinar realizado hoje, às 19h, pelo portal jurídico JOTA recebe presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e o youtuber Felipe Neto. O tema será a influência da política sobre os jovens e a influência dos jovens na política.

Participação Ensaio do doutor em ciência política pela USP, Carlos Sávio G. Teixeira, reflete sobre a atual crise do modelo de democracia e a importância de inovações na relação entre a participação política e o poder.

Conjuntura Em entrevista ao jornalista Pedro Doria, o doutor em Sociologia, Celso Rocha de Barros, aborda a reorganização do governo de Jair Bolsonaro, os desafios das forças de oposição e a importâncias do diálogo.

Candidaturas negras Reportagem destaca a campanha Eleições Antirracistas, lançada pelo Instituto Marielle Franco, em parceria com Educafro, Coalizão Negra por Direitos e Mulheres Negras Decidem.

Cultura do cancelamento Na edição passada desta newsletter, destacamos um manifesto e uma reportagem sobre os riscos da chamada "cultura do cancelamento" no debate público. Reportagem do El País Brasil ouviu especialistas que reforçam a importância da discordância e os riscos da intolerância.

Novidades da rede do Pacto

Conferência Hoje à noite a Conferência Ethos promove uma discussão sobre as correlações entre a crise ocasionada pela pandemia de COVID-19 e a fragilidade das democracias.

Podcast O LAUT - Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo lança hoje o "Revoar: diálogos sobre liberdade e autoritarismo", podcast para quem busca repensar a democracia e o Estado de Direito no Brasil.

Relatório O GT Agenda 2030 lança amanhã a 4ª edição do Relatório Luz da Sociedade Civil sobre a Agenda 2030 no Brasil, durante audiência pública on-line da Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Desigualdade Novo relatório publicado pela Oxfam Brasil aponta que bilionários da América Latina e do Caribe aumentaram fortuna em US$ 48,2 bilhões durante a pandemia, enquanto maioria da população perdeu emprego e renda.

Imprensa O Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, que reconhece trabalhos jornalísticos relacionados à democracia e direitos humanos, chega à sua 42ª edição. Jornalistas, repórteres fotográficos e artistas podem se inscrever até o dia 06/08.​

Congresso Entre os dias 3 e 7 de agosto, durante a Semana do Investimento Social, acontece o 11º Congresso GIFE – Fronteiras da Ação Coletiva. A programação conta com diálogos e trocas online, mobilizando os atores diversos do setor de investimento social privado no país.

Eleições A Transparência Eleitoral Brasil está com inscrições abertas até amanhã para voluntários de Curitiba, Belo Horizonte, João Pessoa, Fortaleza e Belém que desejem participar do projeto "Missão de observação eleitoral nacional 2020".