Mapa Eleições Melhores 2020, notícias e mais

· Newsletter,Ed 114

Destaque

Mapa Eleições Melhores 2020 Iniciativa do Pacto pela Democracia, o Mapa Eleições Melhores 2020 apresenta em uma única plataforma as dezenas de iniciativas realizadas pela sociedade civil para aprimorar o processo eleitoral deste ano. Acesse agora e compartilhe!

Conteúdos #pelademocracia

#QueremosDebate Após o cancelamento dos debates eleitorais na televisão, mais de 40 organizações assinaram uma carta conjunta enviada à elas, demandando a revisão da decisão. Diante do silêncio das emissoras, a carta foi tornada pública, apostando na mobilização da sociedade para reverter essa decisão e proteger a democracia.

#QueremosDebate2 Além da campanha de mobilização, que já conta com mais de 2 mil pessoas pressionando as emissoras, um artigo assinado por diversos presidentes de partidos defende a importância da realização dos debates eleitorais na TV para a democracia brasileira.

Ataques às ONGs Artigo do filósofo e sócio fundador do Instituto Socioambiental (ISA), Márcio Santilli, aborda os ataques, espionagens e desinformações realizados pelo governo de Jair Bolsonaro contra o trabalho das ONGs no Brasil.

Sociedade civil O evento "Organizações da Sociedade Civil e atuação no Judiciário", realizado no último dia 15 pelo GIFE em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV-SP), reforçou a importância do tripé advocacy, comunicação e litigância para a atuação das organizações da sociedade civil.

Presidência A professora titular do Departamento de Ciência Política da USP e pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole, Marta Arretche, analisa a melhora na avaliação do governo de Jair Bolsonaro pela população e aponta como isso não reflete uma adequação do presidente ao rito democrático.

Abin O presidente Jair Bolsonaro participou de uma reunião com advogados do filho, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), investigado por corrupção pelo MP-RJ. O ministro do GSI, Augusto Heleno, e o diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, também estiveram presentes, repetindo o desvio de função da agência.

Plebiscito no Chile No último domingo (25), a população chilena aprovou por ampla maioria a realização de uma nova Constituinte, substituindo a atual Carta Fundamental, herdada da ditadura de Augusto Pinochet. Reportagem ouviu a pesquisadora do Instituto de Ciência Política da Universidade do Chile, Claudia Heiss, que trabalhou como consultora do serviço eleitoral para a formatação do plebiscito, sobre os próximos passos desse processo.

Eleições nos EUA Podcast analisa o motivo de mais de 60 milhões de eleitores terem votado antecipadamente nas eleições presidenciais dos EUA.

Eleições 2020

Candidaturas negras Reportagem do UOL, que contou com a colaboração de Juliana Martins, membro da secretaria-executiva do Pacto, destaca candidaturas de mulheres negras e periféricas à vereança na cidade de São Paulo - SP.

Eleições antirracistas Em editorial, o Alma Preta explica seu posicionamento frente às eleições 2020 e como será feita a cobertura do pleito, focada nas candidaturas negras para o Poder Executivo das capitais.

 Violência política Reportagem aponta que entre 2016 e 2020, os crimes contra candidatos triplicaram no Brasil. Os mais de 300 casos envolvem agressões, atentados e assassinatos.

Mulheres na política Menos de 1% dos municípios do Brasil tem só mulheres na disputa pela prefeitura. O percentual é inferior ao das cidades que terão apenas homens nas eleições para o Executivo local (60%), aponta reportagem do Geledés.

Novidades da rede do Pacto

Evento Os limites do discurso de ódio nas redes sociais são tema de um evento gratuito e online, que acontece amanhã (30) e que conta com a realização do Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) e Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), dentre outras organizações.

Ameaças à democracia Iniciativa do Instituto Igarapé, o Programa Espaço Cívico inclui pesquisas, análises, podcasts, livro e vídeos sobre a importância e os riscos do fechamento dos espaços cívicos. A iniciativa contará também com o monitoramento e disseminação, em tempo real, das ameaças à democracia brasileira.

Religião e poder Realizada pelo ISER - Instituto de Estudos da Religião, em parceria com a Gênero e Número, a plataforma "Religião e Poder" traz reportagens, análises de dados e narrativas para revelar o retrato das Frentes Parlamentares religiosas, suas lideranças e a influência no dia a dia da política nacional.

Bolsa-prêmio Realizado pela Associação Brasileira de Ciência Política, em parceria com o Nexo Políticas Públicas e o Instituto Ibirapitanga, e com apoio da Fundação Tide Setubal e Open Society Foundations, o Prêmio Lélia Gonzalez de Manuscritos Científicos sobre Raça e Política tem o objetivo de incentivar (através de bolsas) a conclusão de trabalhos de pesquisadoras(es) pretas(os) e pardas(os) sobre desigualdades, identidades e discriminações raciais e suas expressões políticas.

Oportunidade A Revista AzMina está contratando uma Analista Administrativa-financeira para atuar na organização. A vaga é exclusiva para mulheres, com prioridade para mulheres negras.

Edital Estão abertas até o dia 04/11 as inscrições para o Edital Caminhos, uma iniciativa da Fundação Tide Setubal, com apoio do Instituto Ibirapitanga e Porticus América Latina, para fortalecer a trajetória de lideranças negras que tenham nascido e/ou vivido em periferias urbanas brasileiras ou contextos periféricos urbanos.

Podcast A nova temporada do podcast "Ouvi Direito?", iniciativa do Idec, já está no ar. Os episódios abordam o acesso à internet, a proteção de dados pessoais e suas relações com os direitos dos consumidores à luz da nova Lei Geral de Proteção de Dados.