Derrota de Trump nas eleições dos EUA e mais

· Newsletter,Ed 115

Conteúdos #pelademocracia

Eleições nos EUA Artigo destaca a importância das eleições presidenciais nos Estados Unidos, realizadas na última terça-feira (3/11), para a democracia em todo o mundo.

Contestação do resultado Especialistas analisam os riscos do atual presidente dos EUA, Donald Trump, contestar o resultado da votação e suas técnicas para judicializar a disputa em caso de derrota para o candidato Joe Biden, do Partido Democrata. A declaração de que havia vencido, feita por Trump na manhã de quarta-feira (04/11), antes mesmo do fim da apuração, deixou lideranças globais em alerta para riscos de instabilidade.

Internet livre A liberdade na internet no Brasil vem caindo e é considerada “parcialmente livre” para a Freedom House, organização americana. O país já chegou a ficar em quarto lugar, em 2009, entre os 65 países analisados, mas vem perdendo posições nos últimos anos.

Espaço cívico Em conversa com o jornalista Pedro Doria, a cofundadora do Instituto Igarapé, Ilona Szabó, fala sobre o seu novo livro e a defesa do espaço cívico em meio aos ataques de governos populistas e autoritários.

Violência política Reportagem destaca o aumento da violência política contra candidaturas e mandatos de mulheres, além de apresentar iniciativas pelo aumento da representação feminina nos espaços de poder, como o Elas no Poder e o Mulheres Negras Decidem.

Financiamento eleitoral Ensaio do pesquisador e doutor em direito econômico pela UFMG, Bruno Carazza, aborda como, mesmo com o fim das doações empresariais, o poder econômico continua influenciando as chances de eleição de uma candidatura.

Eleições 2020

Candidaturas negras O Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA) desenvolveu um monitoramento da igualdade racial nas candidaturas para vereador em 11 capitais brasileiras.

Mulheres na política Campanha de mobilização do Vote Nelas está pressionando dirigentes partidários pelo fim das chamadas "candidaturas laranjas" de mulheres para prefeitura e vereança nestas eleições.

Representação indígena Segundo o TSE, 67% dos candidatos indígenas não receberam nenhum tipo de doação eleitoral, seja dos partidos, de outros candidatos ou pessoas físicas. Reportagem analisa esses dados com recortes por estados e legendas partidárias.

Financiamento coletivo Especialistas analisam as vantagens e limitações dos modelos de financiamento eleitoral coletivo por meio de plataformas digitais.

Novidades da rede do Pacto

Diplomacia A Articulação pela Paradiplomacia, iniciativa suprapartidária voltada à incorporação de pautas internacionais nas campanhas eleitorais municipais de 2020, lançou sua carta de proposta e um mapa de candidaturas apoiadas.

Chamada para podcasts O Goethe-Institut vai apoiar a produção e difusão de episódios de podcasts que deem visibilidade a experimentos e inovações da sociedade civil na América do Sul e estimulem reflexões sobre o futuro da democracia.

Oportunidade A Quid, nova organização dedicada a comunicação e mobilização para causas, está contratando profissionais negros e negras para os cargos de Gerente de Mídia e Canais e Gerente de Análise de Redes e Pesquisa.