Em semana de vitórias, Senado aprova Fundeb e TSE contribui para eleições antirracistas

· Newsletter,Ed 105

Destaque

#EuSouSleepingGiantsBrasil Em nota pública, dezenas de organizações da sociedade civil denunciam a censura e a perseguição contra o trabalho do movimento Sleeping Giants Brasil e se solidarizam com o grupo. A iniciativa tem como objetivo desidratar economicamente sites e blogs que publicam fake news e discurso de ódio, mobilizando cidadãos para alertar empresas que possam ter veiculado publicidade nesses locais.

Conteúdos #pelademocracia

Eleições antirracistas Importante decisão do TSE no último dia 25 aprovou a distribuição proporcional de recursos para candidaturas negras em 2022, após mobilização de diversas organizações que integram o Pacto. Artigo do professor da FGV Direito SP e membro da rede do Pacto, Thiago Amparo, destaca como a distribuição proporcional de recursos nas campanhas eleitorais pode aprimorar a democracia. Mesmo com a realização de manifestações antirracistas em diversos países, partidos resistem em lançar candidaturas de pessoas negras, que são maioria na população brasileira.

Liberdade de imprensa Questionado sobre depósito de R$ 89 mil a sua esposa, o presidente Jair Bolsonaro ameaçou um repórter. O ato foi repudiado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e, mesmo com a veiculação de notícias falsas, o questionamento ao presidente foi repetido por mais de 1 milhão de pessoas no Twitter, segundo levantamento do pesquisador Fabio Malini.

Eleições municipais O coordenador executivo do Pacto pela Democracia, Ricardo Borges Martins, participou de um debate realizado pelo programa "Le Monde Diplomatique Brasil na TVT" sobre as eleições municipais de 2020.

Pesquisa Realizado pelo Instituto Sivis, levantamento inédito mostra que o compromisso da população brasileira com a democracia ainda não é algo consolidado.

Mulheres na política Reportagem analisa a baixa presença das mulheres nas casas legislativas (cerca de 15%) e as manobras dos partidos para burlarem a cota de 30% de candidaturas femininas.

Igualdade racial No mês em que se celebra os 10 anos do Estatuto da Igualdade Racial, reportagem do Alma Preta analisa os avanços dessa conquista e entrevista o único senador negro do país, Paulo Paim (PT-RS), para entender o que vale ser aprimorado.

Populismo nas redes Reportagem apresenta a trajetória de Steve Bannon, estrategista responsável pela comunicação de campanhas populistas e de extrema-direita, preso no último dia 20.

Desinformação Artigo do jornalista e professor universitário Rodrigo Ratier analisa os limites da checagem de fatos no combate à desinformação e o papel da manipulação emocional na difusão de fake news.

Educação Após grande mobilização de organizações que trabalham com a pauta da educação, movimento estudantil, ativistas e lideranças políticas, através da campanha #AprovaFundeb, o novo "Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação" foi aprovado por unanimidade em votação do Senado no último dia 25.

Novidades da rede do Pacto

Desigualdades Foi lançada na última terça-feira (25) a ABCD - Ação Brasileira de Combate às Desigualdade, que reúne organizações da sociedade civil, coletivos culturais e religiosos, movimentos sociais, povos indígenas, quilombolas e acadêmicos. O debate de lançamento contou com representantes de organizações que integram o Pacto pela Democracia.

Participação O Delibera Brasil, organização da rede do Pacto que trabalha pelo fortalecimento e aprofundamento da democracia brasileira, promovendo a Deliberação Cidadã, acaba de lançar o seu site. Acesse aqui!

Povos indígenas Promovida pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB, a campanha Emergência Indígena está captando doações que serão destinadas a povos indígenas afetados pela pandemia de coronavirus.