Cursos de formação para candidaturas e lideranças, oportunidades e eventos

· Newsletter,Ed 106

Conteúdos #pelademocracia

Populismo Livro analisa o crescimento de lideranças da direita conservadora em todo o mundo e defende que esse fenômeno está há décadas em formação, podendo ser mais duradouro do que seus opositores gostariam de imaginar. Leia trecho.

Eleições antirracistas Reportagens ouviram o coordenador da Educafro, Frei David, e também pré-candidatas negras sobre a importante decisão do TSE em favor da distribuição proporcional de recursos de campanha para candidaturas negras em 2022.

Representação feminina A coordenadora de programa do Instituto Update, Gabriela Juns, e a coordenadora de parcerias do #ElasNoPoder, Isabela Messias, analisam o cenário que candidatas enfrentarão nas eleições municipais de novembro, influenciado por novos entraves decorrentes da pandemia de Covid-19.

Diário de Ataques Reportagem da TV Globo revelou um esquema em que funcionários da prefeitura do Rio de Janeiro são alocados em hospitais municipais para atrapalhar reportagens e impedir que a população denuncie problemas na área da Saúde. O esquema é conhecido como 'Guardiões do Crivella'.

Liberdade de imprensa Em entrevista, o diretor do Repórteres sem Fronteiras, Emmanuel Colombié, aborda como as ameaças do presidente Jair Bolsonaro à jornalistas é tipica de ditaduras e faz parte de uma estratégia de criar inimigo comum.

Jornalismo Associações de jornalismo como a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) saíram em defesa do portal GGN, do jornalista Luís Nassif, que após determinação da Justiça, teve de retirar do ar notícias envolvendo o banco BTG Pactual.

Segurança publica Artigo assinado por representantes de diversas organizações da sociedade civil, como Uneafro, Conectas - Direitos Humanos, ABI - Associação Brasileira de Imprensa, Instituto de Defesa do Direito de Defesa - IDDD, Instituto Vladimir Herzog e Instituto Alana critica a letalidade policial e defende uma política de segurança focada na prevenção e inteligência.

Novidades da rede do Pacto

Participação social Conteúdo especial produzido pelo GIFE aborda a participação social e a democracia, com contribuições de Flávia Pellegrino, membro da secretaria executiva do Pacto pela Democracia, Tulio Malaspina, direitor executivo do Instituto Update e Glaucia Barros, diretora programática da Fundação Avina.

Virada Política A edição 2020 da Virada Política está chegando. Dessa vez, o evento acontecerá em formato virtual, durante os finais de semana de setembro. Acesse o site e confira a programação.

Educação O "1º Prêmio de Aprendizagem Solidária – Experiências que transformam", iniciativa da Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária (RBAS), com coordenação técnica do CENPEC Educação e do Instituto Singularidades, está com inscrições abertas até o dia 05.

Formação O curso "Direito à cidade e eleições 2020" é uma iniciativa da Fundação Tide Setubal, Instituto Pólis, Programa Cidades Sustentáveis, Rede Nossa São Paulo, Br Cidades e Instituto de Arquitetos do Brasil. Inscrições até o dia 07. Essa formação busca orientar candidaturas ao legislativo municipal e estimular o diálogo sobre direito à cidade, tendo como temas transversais: gênero, raça, redução das desigualdades e desenvolvimento urbano sustentável.

Formação 2 Realizado pela Casa Fluminense e Fundação Cidadania Inteligente, o Lab Giro Lideranças, ciclo formativo para fortalecer a atuação de lideranças sociais nos seus bairros e favelas durante o debate eleitoral, está com inscrições abertas até o dia 08.

Jornalismo O 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji será realizado virtualmente nos dias 11 e 12. Inscreva-se através do site.

Premiação A RAPS - Rede de Ação Política pela Sustentabilidade divulgou as iniciativas finalistas do Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade. As votações estão abertas até o dia 13.

Oportunidade O WWF Brasil está com vagas abertas para Estrategista de Narrativas, Analista de Dados e Analista de Engajamento Corporativo. Inscrições até o dia 13.