Democracia sim! Não se celebra ditadura

· Newsletter,Ed 33

A 33ª edição da newsletter do Pacto é marcada por um assunto muito sério: a diretriz presidencial para celebração do dia 31 de março, que marca os 55 anos do golpe militar no Brasil - uma grave, longa e dolorosa interrupção em nosso processo democrático.

Ao contrário da diretriz do presidente, deveríamos aproveitar essa data para reconhecer os inúmeros e inegáveis avanços sociais, econômicos e políticos trazidos pela democracia, reconhecendo e valorizando a liberdade, a garantia de direitos e a pluralidade de ideias e opiniões que compõe a sociedade brasileira.
Que o dia 31 sirva para nos lembrar daquilo que não queremos repetir e para que possamos olhar para frente, imaginar e construir uma democracia que seja mais plural, promotora de liberdades, universal e equânime.

Conteúdos pela Democracia

Artigo na Deutsche Welle discute por que a Alemanha não comemora ditaduras e como lida com seu passado. Para eles, a verdade histórica não pode ser esquecida.

O cientista político Jan-Werner Mueller, de Princeton, fala sobre os riscos à democracia, com a reinvenção de autoritarismos com novas roupagens. "Nós, os democratas, aprendemos com a história. Mas os autoritários também".
O historiador italiano Emilio Gentile é reconhecido como um dos maiores especialistas no tema Fascismo e alerta para o perigo "que a democracia possa se tornar uma forma de repressão com o consentimento popular".
O professor da USP José Álvaro Moisés avalia que podemos perder uma dimensão central da democracia: o funcionamento dos poderes.
Agora vamos olhar para frente! Saiu hoje, 28, o primeiro vídeo da série 'Emergência Política Mulheres' criado pelo Instituto Update. Essa série passará por seis países da América Latina, para conversar com mulheres eleitas que estão transformando a política. O vídeo de abertura é com a Deputada Federal do movimento #OcupaPolítica, Áurea Carolina.
Outro vídeo sobre mulheres na política foi produzido pelo Politize! e pelo Grupo Mulheres do Brasil. O terceiro e último vídeo da série 'Política: Substantivo Feminino' é com a deputada estadual de Santa Catarina, Luciane Carminatti.

Novidades da rede do Pacto

Movimento Transparência Partidária, Transparência Brasil, Movimento Acredito, Instituto Ethos, Instituto Não Aceito Corrupção e Open Knowledge Brasil estão em campanha contra anistia de multas e sanções a partidos políticos articulada dentro da Câmara dos Deputados.

Já a Conectas, IDDD, ISER, ITTC, Observatório de Favelas, Redes da Marée Rede Justiça Criminal,junto com outras 65 organizações, assinam campanha contra a proposta de endurecimento de leis penais e processuais proposta no Pacote Anticrime do Ministério da Justiça. A campanha conta com um vídeo e uma petição online.
Ainda no tema justiça criminal, a ponteAponte ajuda a promover o 1º Desafio de Acesso à Justiça, premiação que dá luz a iniciativas de defesa de direitos e promoção do acesso à Justiça no Brasil.
O aplicativo Poder do Voto, lançado há pouco mais de um mês, já foi baixado por mais de 40 mil usuários. Entenda como usá-lo para acompanhar o trabalhode seus representantes.

Agenda de eventos

Neste sábado e domingo ocorrem em São Paulo dois atos em memória dos mortos e desaparecidos políticos da ditadura militar, marcando os 55 anos do golpe militar no Brasil.

A Ação Educativa promove formação para líderes e ativistas da sociedade civil organizada, debater experiências e promover aprofundamento de leituras. A partir deste sábado (30).
No festival da revista Serrote, o debate "O Brasil como frustração". Uma historiadora especializada na atribulada trajetória de nossa república e um crítico cultural que analisa o fracasso dos projetos de futuro para o país. Sábado, 30, no IMS, em São Paulo.

broken image

Diálogos Democráticos

15 de abril | 19h
Praça das Artes, São Paulo
CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS

Aqui no Pacto a gente acredita que a democracia precisa ser defendida e aprimorada com novas práticas e soluções. Foi daí que surgiu a ideia de criar um espaço de debate realmente plural, com atores de origens e ideias distintas, fomentando uma cultura política democrática, de diálogo, tolerância, liberdade e valorização da diversidade. Esses são os "Diálogos Democráticos".