Você banca a democracia?

· Newsletter,Ed 32

#FINANCIEADEMOCRACIA

Virada Política já é um dos mais importantes espaços de diálogo, inovação e incidência política no país e lançou nesta semana uma campanha de financiamento coletivo para a sexta edição deste evento.

Também em sua sexta edição, a CriptoRave é um evento referência em criptografia e segurança de dados e está com a campanha de financiamento coletivo no ar.

Já a Bússola Eleitoral está captando recursos em financiamento coletivo para aprimorar sua plataforma, que permitirá monitorar mais de perto parlamentares federais e estaduais, além de aproximá-los dos eleitores.

Conteúdos Pela Democracia

A internet era uma promessa de evolução da democracia, mas para o pesquisador inglês Jamie Bartlett, ela a está destruindo. 

Ainda no contexto de democracia digital, este artigo de fôlego do Estadão trata da relação entre os chamados movimentos identitários e a democracia no século 21.

Politize! e o Grupo Mulheres do Brasil lançam uma série de entrevistas com lideranças políticas femininas para conhecer as trajetórias e desafios de mulheres na política.

Como o desenho institucional da democracia afeta a governabilidade? Nesta comparação entre o presidencialismo norte-americano e o latino-americano, Marcus André Melo toca em, segundo ele, uma das raízes do populismo.

Em vídeo, o Centro de Liderança Pública e o Politize! lançam uma série de conteúdos sobre participação social. Os dois primeiros tratam de Accountability (você saber o que é isso?) e da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Agenda de eventos 

Por falar na LAI, no dia 27, a Énois realiza a segunda edição do #RedaçãoAberta. Duas jornalistas, uma da ABRAJI e outra da Agência Mural de Jornalismo das Periferias, conversarão sobre 'O que a Lei de Acesso pode fazer por você?'.

Dia 30 começa a série Diálogos para fortalecer a sociedade civil brasileira. São cinco encontros promovidos pela Ação Educativa, em parceria com a ABCR e o Instituto Reos.