Coronavírus, desinformação e responsabilidade das autoridades

· Newsletter,Ed 82

Destaque

O mundo atravessa um momento inédito e extremamente delicado em virtude da pandemia de COVID-19. No Brasil, centenas de casos e, infelizmente, algumas mortes já foram registrados, trazendo sérias preocupações e consequências à sociedade brasileira. Em momentos de crise, a responsabilidade dos Poderes da República aumenta e as instituições democráticas exercem um papel fundamental na garantia dos nossos direitos e do nosso bem-estar. Infelizmente temos testemunhado atitudes irresponsáveis e indignas por parte do presidente Jair Bolsonaro, que insiste em atacar a democracia e agir como uma ameaça à saúde pública no país.

A crise afeta todos, mas é preciso consciência de que as profundas desigualdades que assolam o Brasil farão com que certos estratos da população sejam ainda mais impactados pelos efeitos da crise. É hora de agir e reagir com responsabilidade e solidariedade, não há outro caminho.

Conteúdos #pelademocracia

Coronavírus e desinformação Reportagem apresenta as medidas tomadas por empresas de tecnologia para combater a disseminação de boatos e notícias falsas sobre o novo coronavírus dentro das redes sociais.

Coronavírus e desigualdade A antropóloga Rosana Pinheiro-Machado aborda a diferença com que as autoridades brasileiras e estrangeiras têm lidado com a pandemia do coronavírus, destacando como as desigualdades afetam a relação dos brasileiros com o vírus. Essa relação também esteve presente em reportagem do Ecoa UOL, que teve entre os entrevistados a diretora executiva da Oxfam Brasil, Katia Maia.

Defesa da democracia Publicado na Folha de S.Paulo, artigo que defende vencer as ameças às instituições é assinado por José Carlos Dias, Presidente da Comissão Arns e Paulo Jeronimo de Souza, Presidente da Associação Brasileira de Imprensa, ambas organizações da rede do Pacto, além de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e Felipe Santa Cruz, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil.

Mulheres na política Acaba de ser publicado (em espanhol) o Mapa Global das Mulheres na Política, elaborado pela União Interparlamentar e ONU Mulheres. O Brasil caiu 6 posições com relação ao número de mulheres no Parlamento e atualmente está no 140º lugar numa lista de 193 países.

Desinformação Artigo do Professor Sênior da USP Ricardo Abramovay aborda a luta contra a ignorância e a desinformação, elementos que têm influenciado ataques contra a liberdade de imprensa e a democracia.

Novidades da rede do Pacto

Nota pública A Rede Justiça Criminal divulgou uma nota pública exigindo a adoção de medidas contra a proliferação do novo coronavírus dentro dos presídios e unidades socioeducativas.

Curso Oferecido pela Fundação Escola de Sociologia e Política (FESP), o curso "Política para céticos: mitos e controvérsias sobre a democracia" começa no dia 21, em São Paulo - SP, apresentando ao público não-acadêmico teorias e evidências básicas da Ciência Política sobre democracia.

Palestra O Ciclo de Palestras IESP-UERJ 2020.1 apresenta, no dia 20, no Rio de Janeiro - RJ, Marco Aurélio Ruediger (FGV-Rio) com a palestra “Democracia e Política na Sociedade em Rede”.