Sem apresentar provas, presidente acusa fraude eleitoral e tribunais reagem

· Newsletter,Ed 81

Conteúdos #pelademocracia

Plataforma O Mapa Democracia Sim!, iniciativa do Pacto que reúne mais de 300 organizações e iniciativas em defesa da democracia no Brasil, foi destaque no site do GIFE.

Institucionalidade Após declaração do presidente Jair Bolsonaro na última segunda-feira (09) afirmando que teria ocorrido uma fraude nas eleições presidenciais de 2018, e que teria provas disso, o Tribunal Superior Eleitoral e ministros do Supremo Tribunal Federal rebateram as acusações.

Unidade democrática Em entrevista para a Agência Pública, o professor da Unicamp e presidente do Cebrap Marcos Nobre defende a importância do diálogo e união entre as forças do campo democrático para deter os ataques às instituições.

Ataques à imprensa Estudo feito pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) aponta que, em 2019, a imprensa profissional foi alvo de aproximadamente 11 mil ataques diários nas redes sociais.

Democracia representativa Artigo de José Álvaro Moisés, professor sênior do Instituto de Estudos Avançados da USP, reforça a importância de que democratas manifestem sua discordância com os ataques promovidos pelo Presidente da República contra a imprensa, o Congresso e o STF.

Mulheres na política A cientista social e Diretora do Instituto Update Beatriz Pedreira aborda a participação feminina na construção de uma democracia com maior igualdade de gênero no Brasil e em diversos países da América Latina.

Participação Reportagem destaca a experiência do conselho cidadão de Fortaleza (CE), organizado em parceria pelo Delibera Brasil e a newDemocracy Foundation, que aproximou a população da tomada de decisões no município.

Novidades da rede do Pacto

Campanha Realizado pela Abong, vídeo reforça a importância do trabalho realizado pelas organizações da sociedade civil em diversas causas e na promoção de uma sociedade mais solidária.

Formação Com bolsas de até R$60 mil, o CLP - Liderança Pública está com inscrições abertas até o dia 20 de abril para pós-graduação que forma líderes públicos. Os 35 selecionados para a sétima turma do Master em Liderança e Gestão Pública – MLG também vão participar de uma missão internacional.

Direitos Humanos Documento divulgado pela Anistia Internacional mostra que o ano de 2019 foi marcado por retrocessos para os direitos humanos no Brasil. A publicação constata que o discurso abertamente contrário aos direitos humanos passou a ser traduzido em medidas administrativas e legislativas que causaram impactos concretos na limitação e na perda de direitos fundamentais da população.

Desinformação O Aos Fatos lançará o Radar, um monitor de desinformação que mostrará os conteúdos falsos e enganosos em destaque na internet e nas redes sociais. É possível testar a ferramenta se inscrevendo através do link.

Cidades Inteligentes A Embaixada do Reino Unido no Brasil realiza no dia 24, em São Paulo - SP, o lançamento do Programa de Cidades Inteligentes do Prosperity Fund, que apoiará as cidades de São Paulo, Recife e Belo Horizonte na implementação de soluções inovadoras para enfrentar diferentes desafios nas áreas de mobilidade urbana, dados abertos e água/saneamento.

Oportunidades #pelademocracia

CLP - Liderança Pública busca Analista Sênior de Comunicação. Inscrições através do site. A vaga é para início entre março e abril e o escritório fica em São Paulo - SP.

Em Movimento busca Coordenação de Comunicação. Inscrições através do site. O escritório fica em São Paulo - SP e a organização encoraja a candidatura de mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+, etnias subrepresentadas e todas as pessoas que se sentirem aptas a se candidatar.

Gabinete compartilhado do Movimento Acredito está com processo seletivo aberto para diversas vagas. Inscrições através do site. O gabinete fica em Brasília - DF.

WWF - Brasil busca Consultor para pesquisa sobre combate ao tráfico de animais silvestres. Inscrições até o dia 26 de março.