Candidatos não-filiados a partidos poderiam disputar eleições? Confira audiência no STF

· Newsletter,Ed 70

Conteúdos #pelademocracia

Democracia Artigo do professor da Unicamp e presidente do Cebrap Marcos Nobre aborda a responsabilidade do campo democrático brasileiro em impedir o projeto autoritário em curso no país.

Liberdade de expressão Relatório divulgado pela organização Artigo 19aponta que o Brasil, entre 161 países, é o 3º com maior queda na liberdade de expressão.

Autoritarismo Reportagem mostra como o espaço democrático na Hungria tem sido sufocado pelo governo de Viktor Orban, que tem como alvos de seus ataques a imprensa, as organizações da sociedade civil e ativistas que questionem o governo.

Candidaturas independentes Representantes do Acredito, Bancada Ativista, Frente Favela Brasil e Instituto Não Aceito Corrupção participaram de audiência pública realizada no STF para discutir a obrigatoriedade ou não de cidadãos estarem filiados a partidos para disputarem eleições.

Agenda climática Em semana de realização da COP25, Conferência Climática da ONU, a ativista ambiental sueca Greta Thunberg, de 16 anos, foi eleita a personalidade do ano pela revista Time. Reportagem apresenta outros seis ativistas que têm se engajado pela justiça climática em seus países.

Direitos Humanos No último dia 10 foi celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Foi nessa data, em 1948, que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi oficializada na Assembleia Geral da ONU. Manifesto conjunto assinado por mais de 100 organizações reforça a defesa dessa pauta.

Novidades da rede do Pacto

#SomosTodosONG Ato público construído por diversas organizações no último dia 10 reforçou a defesa dos Direitos Humanos no Brasil. Lançada na mesma data, a campanha #SomosTodosONG apresenta a importância das organizações da sociedade civil na defesa dos direitos humanos, da agenda socioambiental, de mais transparência e do combate à corrupção. Assista ao vídeo!

Entrevista A participação no programa Roda Viva do médico e fundador do Projeto Saúde & Alegria Eugênio Scannavino já está disponível online. Eugênio apresenta o trabalho da organização e fala sobre a recente apreensão policial na sede do projeto sem mandado específico, reforçando o processo de criminalização das atividades da sociedade civil no país.

Livro O Instituto Procomum lançou a versão em português do livro “O Método Santalab: como potencializar a inovação pública a partir da criatividade cidadã”, produzido pela equipe de Governo Aberto da província de Santa Fé, na Argentina, e que reúne os resultados alcançados em quatro anos de trabalho do laboratório cidadão SantaLab.

Mapeamento Iniciativa Atlas da Notícia mapeou veículos produtores de conteúdo jornalístico – especialmente de jornalismo local – no território brasileiro.

Oportunidades #pelademocracia

Todos Pela Educação busca Coordenador(a) de Comunicação e Marketing Digital. Inscrições até o dia 27 de dezembro. A vaga é para o escritório em São Paulo - SP.

Be The Earth Foundation busca Diretor(a) Executivo(a). Inscrições através do link. O candidato deve ser fluente em inglês e a vaga é para o escritório em Londres - Inglaterra.

Solidaridad busca Coordenador(a) de Projetos. Inscrições até o dia 05 de janeiro.É necessário fluência em inglês e espanhol. A vaga é para o escritório em São Paulo - SP.

Fundo Brasil abre Edital Geral 2020. Inscrições até o dia 28 de fevereiro. Cada projeto apoiado poderá receber até R$ 40 mil para ser realizado, dentro dos temas prioritários: direitos das mulheres, especialmente negras, indígenas e de populações tradicionais; enfrentamento à violência de Estado; valorização e defesa das religiões de matriz africana; direitos de refugiados e fortalecimento institucional.