Comece 2020 atualizado sobre a democracia no Brasil

· Newsletter,Ed 72

Conteúdos #pelademocracia

Democracia O STF tem barrado atos da Presidência da República com o entendimento de que, na maioria dos casos, desrespeitam a atribuição do Congresso de legislar sobre diferentes temas, sobretudo os que têm impacto na área social.

Eleições Reportagem aborda as estratégias de candidatos para realizarem campanhas mais baratas e como a redução do efeito do poder aquisitivo na disputa eleitoral pode melhorar a representação democrática.

Candidaturas cidadãs Em artigo, Áurea Carolina, Deputada federal (PSOL-MG) e integrante das Muitas, e Caio Tendolini, integrante do movimento Bancada Ativista, defendem que cidadãos não filiados a partidos políticos possam se candidatar e disputar eleições.

Ativismo ambiental Matéria exibida no programa Fantástico apresenta o trabalho de Raquel Rosenberg, co-fundadora do Engajamundo.

Novidades da rede do Pacto

Inovação no legislativo O Instituto Update e o Pacto pela Democracia realizaram no dia 20 de setembro, em Brasília - DF, a primeira edição do Gabinete de Inovação - Intercâmbio de Práticas no Legislativo, um laboratório que reuniu 40 chefes de gabinete das esferas municipal, estadual e federal mandatos das casas legislativas de todo o país para compartilharem e construírem caminhos para a inovação nos parlamentos brasileiros. Confira o vídeo.

Publicação Disponibilizada pela RAPS, a publicação “Mandatos Coletivos e Compartilhados: Desafios e possibilidades para a representação legislativa no século XXI” trata de inovações na representação legislativa e pode ser acessada aqui.

Livro Publicado pela Casa Fluminense, o livro "Não foi em vão", sobre questões de mobilidade, desigualdade e segurança nos trens metropolitanos, está disponível para ser baixado gratuitamente.

Podcast O ITS está disponibilizando em formato de podcast os debates sobre tecnologia e sociedade realizados no "Varandas ITS".

Oportunidades #pelademocracia

IDS busca Profissional de Comunicação para integrar a sua equipe. Inscrições até o dia 12 de janeiro. A vaga é para o escritório em São Paulo - SP.

Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor busca consultoria para sensibilização e formação interna para promoção da diversidade organizacional. Inscrições de propostas até o dia 20 de janeiro. O escritório fica em São Paulo - SP.

Ibase busca Pesquisador(a) para atuar no projeto Empoderamento Legal. Inscrições até o dia 20 de janeiro. As atividades serão desenvolvidas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.