Balanço das eleições 2020, reeleição no comando do Congresso e mais

· Newsletter,Ed 119

Destaque

Congresso Terá início nesta sexta-feira (4/12), no Supremo Tribunal Federal, o julgamento a respeito da possibilidade de reeleição das Mesas Diretoras na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Dezenas de organizações da sociedade civil se manifestaram em defesa da Constituição, que é clara ao não permitir a medida.

Conteúdos #pelademocracia

Controle das ONGs Em carta para membros do Parlamento Europeu que criticaram os planos do governo brasileiro de controlar as ONGs que atuam na Amazônia, o vice-presidente Hamilton Mourão negou a intenção de colocar restrições ao trabalho das organizações, chamando as preocupações de "infundadas". No início de novembro, as redes do Pacto e da Abong articularam uma carta aberta, assinada por mais de 140 organizações da sociedade civil, afirmando a inconstitucionalidade desta ação.

Populismo Em entrevista, o historiador e professor do Collège de France, Pierre Rosanvallon, analisa o papel do populismo neste século e explica por que o considera uma doutrina política.

Democracia sob ataque Artigo da cientista política e diretora executiva da Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), Mônica Sodré, aponta os ataques que a democracia tem sofrido de líderes populistas e a importância da defesa das instituições contra essas lideranças.

Monitoramento Relatórioencomendado pelo governo federal mapeou mais de 70 influenciadores nas redes sociais e os classificou entre "detratores", "neutros informativos" e "favoráveis". Apesar de acompanhamentos como esse serem comuns, a categorização dos perfis por parte da União é algo inédito.

Voto impresso No último domingo (29/11), o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a instituição do voto impresso. Artigo de Kalleo Coura no portal JOTA destaca as razões que levaram o STF a declarar a inconstitucionalidade da proposta.

Pandemia Reportagem do Alma Preta destaca que, durante a segunda onda de COVID-19, a população das periferias continua sendo a mais vulnerável.

Saúde pública Pesquisa publicada pelo Ibope aponta que, em 2020, os brasileiros passaram a confiar mais na maioria das instituições. A confiança no Sistema Único de Saúde foi uma das que mais cresceu, em um ano marcado pela pandemia de COVID-19.

Censura Reportagem aponta que o governo federal ordenou, por escrito, que a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Agência Brasil evitassem notícias relacionadas ao assassinato de João Alberto Silveira Freitas, em uma unidade do hipermercado Carrefour, em Porto Alegre, no dia 19 de novembro.

Eleições 2020

Balanço eleitoral Reportagem aponta que, nas eleições de 2020, o combate às desigualdades esteve mais presente no debate político e a agenda autoritária saiu derrotada.

Partidos políticos Gráfico apresenta os partidos que mais elegeram prefeitos no pleito municipal deste ano e cientistas políticos fazem um balanço de quais forças políticas saem mais fortalecidas da disputa.

Mulheres na política Reportagem ouviu três cientistas políticas sobre a baixa representatividade feminina nas prefeituras brasileiras. Em 2020, apenas uma capital elegeu uma mulher prefeita.O Elas no Poder publicou também uma análise dos resultados eleitorais deste ano, apresentando dados sobre as candidaturas femininas e as candidatas eleitas.

Mulheres na política 2 O "Nós, mulheres da periferia" ouviu três mulheres que se dedicaram à disputa eleitoral na cidade de São Paulo, em diferentes funções: apoiando candidaturas ou disputando cargos políticos. Elas analisam quais foram os avanços e o que precisa avançar próximos anos.

Novidades da rede do Pacto

Violência política Campanha realizada por diversas organizações exige proteção para Ana Lúcia Martins, primeira vereadora negra eleita na história de Joinville (SC), que vem recebendo sérias ameaças de morte e ofensas racistas.

Violência policial No dia 1 de dezembro de 2019, nove jovens morreram após uma ação policial violenta em Paraisópolis, zona sul da capital paulista. A campanha #ImagineaDorAdvinheaCor busca manter acesa a luta por justiça e pela memória dos jovens. Participe escolhendo uma das nove pequenas histórias no documento, grave sua leitura e publique nas redes sociais usando a hashtag #Os9quePerdemos.

Oportunidade O Teto Brasil está com uma oportunidade para Gestão de Sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. Inscrições até às 23h59 de hoje (3).

Oportunidade 2 A Purpose PBC está com uma oportunidade aberta para Gerente de Projeto Sênior. A organização apoia fortemente a candidatura de pessoas não-brancas, de pessoas LGBTQI+ e todo tipo de diversidade.