Confira como foi o Dia pela Democracia na Av. Paulista 22/4

Mais de 50 organizações e movimentos da sociedade civil promoveram neste domingo (22/4), na Paulista Aberta, em frente ao MASP, o Dia pela Democracia - um ato no chão, distribuído e horizontal, pelo pluralismo, diálogo, tolerância e construção democrática.

A programação contou com mais de 20 atividades, entre rodas de conversa, debates, jogos e intervenções, além do lançamento do Pacto pela Democracia, uma plataforma de ação conjunta em defesa da construção democrática no Brasil.

Faça download das fotos do Dia pela Democracia em http://bit.ly/diapelademocracia_fotos-imprensa ou http://bit.ly/diapelademocracia-album-face1: (Crédito: Paulo Pereira)

Conheça as organizações que participaram do ato: https://www.diapelademocracia.org/#quem-vem

Na plataforma, as organizações reafirmam valores democráticos, como diálogo, ética, tolerância e respeito às diferenças. Pactuam por práticas eleitorais que garantam eleições limpas em outubro deste ano, com ampla participação popular para refazer as bases de confiança e legitimidade do ambiente político. E propõe a realização de uma reforma política após as eleições, como caminho para vencer a crise política de forma estrutural e aprofundando a democracia.

“O Brasil vive um momento decisivo. Poucas vezes estivemos tão divididos sobre o futuro. Poucas vezes foi tão difícil afirmar o pluralismo, a tolerância e o convívio com a diferença no espaço público. Vencer momentos assim, pela via democrática, é sempre um desafio para qualquer sociedade, e requer de nós confiança, ação conjunta e capacidade de diálogo”, dizem as organizações no texto que apresenta a iniciativa.

Em outro trecho, afirmam que “é preciso preservar os valores e princípios da Constituição Federal, do Estado de Direito e da arena democrática conquistados pela ação conjunta de tantos e tantas antes de nós”.

E concluem que é preciso “recuperar o horizonte comum de uma sociedade livre, dinâmica e solidária, com igualdade de direitos, liberdades e oportunidades para todos, onde seja reconhecido o valor e força da nossa diversidade e pluralidade, e superadas por inteiro todas as formas de discriminação, violência e autoritarismo”. Saiba mais em www.pactopelademocracia.org.br

Informações para Imprensa
Marcelo Bolzan
(11) 99220-6116
marcelo@multitude.com.br
imprensa@multitude.com.br