Sociedade civil e artistas internacionais pressionam contra acordo dos EUA com Brasil

· Newsletter,Ed 137

Conteúdos #pelademocracia

Povos indígenas A última segunda-feira (19) foi marcada pelo Dia da Resistência Indígena. Em artigo, Sonia Guajajara, coordenadora-executiva da APIB - Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, destaca a atuação desta organização e os riscos a que os povos indígenas estão expostos durante a pandemia. Conteúdo do Instituto Update aborda a história da representação indígena na política brasileira e o Em Movimento apresenta quatro jovens lideranças indígenas. 

Ricardo Salles Na véspera da Cúpula do Clima, o protesto virtual #ForaSalles, contra o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, esteve ontem (21) entre os assuntos mais comentados do mundo no Twitter, contando com a adesão de diversas lideranças políticas e artistas. Salles é investigado pela Polícia Federal por suposta obstrução de investigação ambiental, advocacia administrativa e organização criminosa, atuando para favorecer madeireiros.

Meio Ambiente Reportagem apresenta dados sobre a atuação do governo federal na proteção do meio ambiente durante os últimos dois anos ,marcada pela exclusão da sociedade civil, decretos presidenciais e demissões de técnicos e cientistas que não se alinharam ao presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles.

 Acordo Brasil - EUA Entenda o papel exercido pelas organizações da sociedade civil brasileira na grande denúncia internacional a respeito dos riscos ao meio ambiente e aos direitos humanos envolvendo um possível acordo de cooperação entre os Estados Unidos e o governo de Jair Bolsonaro na área ambiental. Em carta, artistas internacionais pedem que o presidente dos EUA, Joe Biden, não firme o acordo.

Cúpula do Clima Podcast conversou com o cientista e ex-titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Carlos Nobre, sobre quais resultados práticos na agenda climática teremos para o Brasil na Cúpula do Clima, que começa nesta quinta-feira (22). A possibilidade de repasses financeiros do governo norte-americano para que o Brasil combata o desmatamento é vista com desconfiança e crítica por representantes de organizações como o Greenpeace e WWF. A Comissão Arns enviou uma carta às autoridades internacionais destacando os retrocessos do governo Bolsonaro.

 CPI da Pandemia Com o país ultrapassando as 375 mil vidas perdidas para a Covid-19, a CPI da Pandemia tem preocupado o governo do presidente Jair Bolsonaro, que vem se articulando para blindar o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello das investigações. Reportagem do Alma Preta analisa a ausência de representação negra e feminina entre os 11 senadores que compõem o grupo de trabalho da CPI.

Desigualdades Artigo do presidente emérito do Instituto Ethos e conselheiro do Programa Cidades Sustentáveis, da Oxfam Brasil e da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, destaca os números da desigualdade no Brasil e os caminhos para enfrentá-la.

Financiamento eleitoral A dissertação de mestrado elaborada por Felipe Lauritzen, na Sciences Po Paris, analisa os efeitos das reformas de financiamento eleitoral no Brasil em 2015 e 2017. Resumo da pesquisa apresenta pontos importantes sobre o financiamento da democracia brasileira. 

 Corrupção Ensaio do mestre em direito internacional pela UFRJ, Guilherme France, explica como as mulheres são as mais afetadas pelos desvios e pelas disfuncionalidades que a corrupção gera no provimento de serviços públicos.

 STF Artigo de João Biehl, professor titular  da Universidade de Princeton, Lucas Prates, doutorando em antropologia pela Universidade de Princeton e Joseph J. Amon, professor da Universidade de Drexel, analisa o papel do Supremo Tribunal Federal em decisões envolvendo o enfrentamento da maior crise sanitária que o Brasil já viveu.

Novidades da rede do Pacto

Ranking A organização Repórteres sem Fronteiras publicou o seu Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa 2021. O levantamento aponta que o Brasil sofreu sua quarta queda consecutiva e passa a ser qualificado como um dos locais onde a situação da imprensa é considerada  difícil.

  Campanha Com a realização e apoio de diversas organizações da rede do Pacto, a campanha "Caixa Aberta" está pressionando o governo por mais transparência nos dados que envolvem a vacinação contra o coronavírus. Acesse agora e participe!

 Cibersegurança Lançado pelo Instituto Igarapé, o Portal Brasileiro da Cibersegurança é a primeira plataforma nacional sobre o tema e busca contribuir no enfretamento dos desafios envolvendo o ambiente digital e os ataques cibernéticos.

Solidariedade A ONG Pimp My Carroça está lançando um financiamento coletivo para comprar cestas básicas eletrônicas pra 5 mil catadoras e catadores de todo o país. O objetivo é ajudar esses profissionais a sobreviverem durante a pandemia. Acesse e doe!

 Aula pública A UNEafro Brasil realiza hoje, às 19h30, o aulão "Diálogos sobre educação popular e agroecologia urbana como resistência ao racismo e à necropolítica", com a presença de ativistas e representantes de movimentos sociais e organizações da sociedade civil.