Pronunciamento de Bolsonaro demonstra irresponsabilidade e sociedade reage

· Newsletter,Ed 83

Destaque

Renda A crise financeira gerada pelo Coronavírus atingirá principalmente os brasileiros mais pobres. Nesse sentido, dezenas de organizações da sociedade civil e movimentos sociais, muitos deles da rede do Pacto, promovem uma campanha em defesa de uma Renda Básica emergencial para esse grupo, incluindo crianças e idosos. Faça como quase 500 mil pessoas e apoie essa iniciativa.  

Irresponsabilidade O pronunciamento do Presidente da República, no último dia 24, minimizando os riscos do Covid-19, contrariando orientações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde e atacando a imprensa, foi repudiado em nota pública assinada por mais de 60 organizações da nossa rede.

Conteúdos #pelademocracia

Coronavírus e autoritarismo Reportagem aborda como governos populistas e autocráticos têm se aproveitado de situações de emergência, como é o caso da pandemia do coronavírus, para desmontar controles democráticos.

Coronavírus nas favelas Pesquisa produzida pelo Instituto Data Favela analisa a percepção dos moradores de diversas favelas brasileiras sobre os impactos do coronavírus em suas rotinas, saúde e renda.

Calamidade No último dia 20, o Senado aprovou um decreto pedindo o reconhecimento do estado de calamidade pública no Brasil, em razão da pandemia do coronavírus. Entenda o que é essa medida e quais as suas implicações.

Impeachment Reportagem ouviu acadêmicos e lideranças partidárias para entender como a oposição lida com um eventual pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro após uma série de crimes de responsabilidade cometidos pelo chefe do Executivo.

Liberdade de imprensa Em artigo, a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) ressalta a importância da liberdade de imprensa para o bom funcionamento da democracia e destaca que o Brasil ainda é um dos países mais violentos da América Latina para a prática jornalística.

Novidades da rede do Pacto

Combate ao coronavírus O site do GIFE apresenta o que o investimento social privado tem feito para ajudar a combater os efeitos da pandemia de coronavírus no Brasil.

Tecnologia contra coronavírus Desenvolvida pelo Colab, a plataforma Brasil sem Corona oferece informação qualificada, vigilância participativa e fiscalização para ajudar no combate à pandemia.

Recursos contra o coronavírus O Fundo Emergencial de Proteção a Pessoas Ameaçadas pelo COVID-19 é uma iniciativa que reúne diversas organizações, entre elas RenovaBR, Movimento Agora!, Educafro, Grupo Tellus, CLP - Liderança Pública e Acredito. O objetivo é construir um caminho rápido e seguro para que recursos privados cheguem às famílias mais vulneráveis por meio de ações de simples execução e alto impacto social.

Transparência O Governo Federal editou, na última segunda-feira, 23, a MP 928/2020, que enfraquece a Lei de Acesso à Informação (LAI) ao, na prática, retirar os prazos para resposta nos pedidos de informação pública. Diversas organizações da rede do Pacto criticaram a medida, em nota conjunta veiculada no Jornal Nacional da última terça-feira (24).