Fim de ano cheio de ações pela Democracia

· Newsletter,Ed 21

#pelademocracia

Aconteceu, na última terça-feira, a reunião aberta 'Em Frente pela Democracia'. Este encontro encerrou um dia de atividades com representantes de organizações da sociedade civil, coletivos e movimentos, de São Paulo, Recife, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Florianópolis, que estiveram reunidos ao longo do dia desenhando vias para aprofundarmos e revitalizarmos a construção democrática no Brasil a partir do ano que vem.

Novidades dos membros do Pacto

O Acredito lança hoje um processo de seleção de talentos para atuar nos gabinetes dos mandatos eleitos. Acompanhe nesta quinta-feira, às 21h, nas redes sociais de Tabata Amaral, Alessandro Vieira e Felipe Rigoni.

O Instituto Update está agendando apresentações da pesquisa 'Emergência Política Periferias' pelo Brasil em 2019. Caso você queira saber mais sobre as inovações políticas que surgem nas bordas dos grandes centros urbanos é só se inscrever. Estão abertos a convites em todo tipo de espaço.
O Engajamundo está na COP24 na Polônia, principal encontro internacional sobre questões climáticas e aquecimento global, que chega à sua 24ª edição olhando especificamente para o Acordo de Paris. Vale acompanhar os relatosdestes jovens, de diversos lugares do Brasil, nas redes do Engaja.
O Imargem fez uma intervenção de Infograffiti no centro de São Paulo. É uma combinação única de arte, ativismo e informação.
O Instituto Pólis e outras organizações promovem o lançamento do Guia Juventudes nas Cidades - um material preparado para dar visibilidade às políticas públicas para as juventudes em defesa do direito à cidade. Neste sábado (8) em São Paulo.

Artigos Pela Democracia

A Escola do Parlamento promove uma oficina de cordel sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos que completa 70 anos no próximo dia 10.

O número de pobres no Brasil aumentou em quase 2 milhões entre 2016 e 2017. Os dados são do IBGE e o Nexo fez análise detalhada dos efeitos e das causas.
Letícia Piccolotto, fundadora do BrazilLAB, estreia um blog no UOL para falar de cultura voltada para a inovação do setor público, o GovTech.
Nesta semana aconteceu o III Encontro Brasileiro de Governo Aberto em São Paulo. A CGU reúne conteúdos sobre o tema em sua plataforma de Governo Aberto.
Eleições americanas regionais é o foco de análise do cientista político Luis Kimaid, da rede do Pacto. É um modelo democrático para ser estudado que "garante liberdade aos estados para inovarem, e experimentarem, como na mobilização dos eleitores para irem às urnas, assim como novos processos e tecnologias que garantem a lisura da votação".