• O Pacto pela Democracia está atuando pela defesa do processo eleitoral e das instituições democráticas em 2022.

    Em Novembro de 2022 o Pacto pela Democracia lançou o manifesto Um pacto por eleições livres íntegras e pacíficas em 2022.

    Em abril de 2022, a rede do Pacto pela Democracia se posicionou contra o indulto de Jair Bolsonaro ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado pelo STF por crimes contra o Estado Democrático de Direito.

    UOL, Poder 360, Metrópoles, Jornal Nacional.

    Em maio, o Pacto pela Democracia lançou um manifesto em defesa das eleições. O documento surge a partir da intensificação dos ataques ao processo eleitoral e das urnas.

    A secretaria-executiva e organizações da rede estiveram com o então presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, e entregaram o manifesto em defesa das eleições para o ministro.

    A Coordenadora de Advocacy do Pacto, Natália Sant'Anna de Figueiredo, também se reuniu com o presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux.

  • Em Julho, após o episódio do assassinato de um tesoureiro do PT por um simpatizante do presidente Jair Bolsonaro, a rede do Pacto lançou uma nota de repúdio à violência política, conclamando um período eleitoral pacífico.

    Após um encontro do presidente Jair Bolsonaro com representantes de embaixadas internacionais e as falas com ataques às urnas eletrônicas e ao processo eleitoral, a rede do Pacto também endossou as manifestações em apoio ao Tribunal Superior Eleitoral e às eleições.

    Como resposta à investida internacional de Jair Bolsonaro em propagar falas em ameaça ao processo eleitoral, uma comitiva da Sociedade Civil, com a participação da Secretaria Executiva do Pacto pela Democracia, esteve em Washington e se reuniu com importantes atores da democracia dos Estados Unidos num pedido de reconhecimento imediato do resultado das urnas no Brasil.

    No dia 11 de agosto o Pacto pela Democracia participou das articulações da produção e leitura do Manifesto em Defesa da Democracia e da Justiça e da Carta às brasileiras e os brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito, que ocorreu no Largo São Francisco, em São Paulo.

    Lançamos a Plataforma Eleições Melhores 2022, um repositório online com as iniciativas da sociedade civil brasileira para a qualificação do processo eleitoral. Acesse aqui.

    Propostas da sociedade civil: por que a política pode ser melhor - Nexo Jornal

    A sociedade civil organizada se reuniu com o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e entregou ao presidente do tribunal uma carta em defesa da democracia.

    No dia 7 de setembro, bicentenário da Independência do Brasil, o Pacto pela Democracia lançou uma campanha nas redes para reafirmar a importância da data para unir a população no caminho de um processo eleitoral pacífico.

    Como forma de confraternização da rede do Pacto pela Democracia e divulgação da plataforma Eleições Melhores, nos reunimos em 24 de setembro, em São Paulo, em um evento em defesa da democracia.

    Em setembro de 2022, na semana antes do primeiro turno eleitoral, a rede do Pacto disseminou um manifesto com um chamando pelo exercício do voto, o respeito do pleito e a defesa da democracia.

    No domingo (02), dia do primeiro turno eleitoral, a equipe da secretaria executiva do Pacto se reuniu com representantes de organizações da sociedade civil divididos em frentes estratégicas para uma "vigília eleitoral" em parceria com a OAB-SP, para promover um espaço de resposta rápida frente a possíveis ataques contra o sistema eleitoral.

Todos os Posts
×